Edifício JK, 1951–1968, Oscar Niemeyer (1907-2012). Foto Leonardo Finotti
Leonardo Finotti lança livro sobre arquitectura moderna na América Latina
Ao todo são cem fotografias de obras conhecidas e desconhecidas em Montevideo, Valparaíso, Asunción, São Paulo, Belo Horizonte, Lima, Bogotá, Ciudad de México e La Habana
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O fotógrafo Leonardo Finotti acaba de lançar um novo livro, onde através de cem fotografias de obras conhecidas e desconhecidas em Montevideo, Valparaíso, Asunción, São Paulo, Belo Horizonte, Lima, Bogotá, Ciudad de México e La Habana, dá corpo a uma importante panorâmica sobre a arquitectura da região.
“Uma Coleçao de Arquitetura Moderna na América Latina” reúne um conjunto de fotografias que, segundo a Dafne, “foram concebidas e apresentadas para colocar a arquitectura sob uma avaliação objective”.
De acordo com a mesma fonte, “esta ambição de desenvolver uma visão sem preconceitos permite ao observador do livro e das fotografias ter um olhar directo sobre as qualidades e variedade da arquitectura Latino-Americana, desde estádios a edifícios públicos e habitações privadas”.
A edição portuguesa do livro, é resultado de uma parceria com a editor Lars Müller Publishers e tem uma tiragem limitada a 400 exemplares para distribuição em Portugal e no Brasil.
O livro conta com um prefácio de Barry Bergdoll, com quem Finotti trabalhou para a exposição “Latin America in Construction”, apresentada no MoMA em 2015. Bergdoll refere que “Finotti captura e preserva o optimismo do período heróico do modernismo do pós-guerra, quando a arquitectura construía tanto o enquadramento da vida quotidiana quanto as aspirações das suas culturas”.