Leonardo Finotti lança livro sobre arquitectura moderna na América Latina
Ao todo são cem fotografias de obras conhecidas e desconhecidas em Montevideo, Valparaíso, Asunción, São Paulo, Belo Horizonte, Lima, Bogotá, Ciudad de México e La Habana

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Edifício JK, 1951–1968, Oscar Niemeyer (1907-2012). Foto Leonardo Finotti
O fotógrafo Leonardo Finotti acaba de lançar um novo livro, onde através de cem fotografias de obras conhecidas e desconhecidas em Montevideo, Valparaíso, Asunción, São Paulo, Belo Horizonte, Lima, Bogotá, Ciudad de México e La Habana, dá corpo a uma importante panorâmica sobre a arquitectura da região.
“Uma Coleçao de Arquitetura Moderna na América Latina” reúne um conjunto de fotografias que, segundo a Dafne, “foram concebidas e apresentadas para colocar a arquitectura sob uma avaliação objective”.
De acordo com a mesma fonte, “esta ambição de desenvolver uma visão sem preconceitos permite ao observador do livro e das fotografias ter um olhar directo sobre as qualidades e variedade da arquitectura Latino-Americana, desde estádios a edifícios públicos e habitações privadas”.
A edição portuguesa do livro, é resultado de uma parceria com a editor Lars Müller Publishers e tem uma tiragem limitada a 400 exemplares para distribuição em Portugal e no Brasil.
O livro conta com um prefácio de Barry Bergdoll, com quem Finotti trabalhou para a exposição “Latin America in Construction”, apresentada no MoMA em 2015. Bergdoll refere que “Finotti captura e preserva o optimismo do período heróico do modernismo do pós-guerra, quando a arquitectura construía tanto o enquadramento da vida quotidiana quanto as aspirações das suas culturas”.