OASRN promove Ciclo para reflectir revisão do PDM do Porto
O primeiro debate, “Participação do cidadão na definição da política urbana do Porto”, decorre no dia 15 de Outubro, na Sede na OASRN

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, promove de 15 de Outubro a 11 de Março de 2017, um Ciclo que pretende reflectir sobre assuntos relacionados com urbanismo, ecologia e participação pública, no âmbito da iminente revisão do Plano Director Municipal do Porto.
A iniciativa “O Direito à Cidade – Ciclo de debates a propósito da revisão do PDM do Porto”, conta com a participação de oradores das áreas política, académico-científica e profissional.
O primeiro debate, “Participação do cidadão na definição da política urbana do Porto”, decorre no dia 15 de Outubro, na Sede na OASRN, a partir das 15h00, com Nuno Quental (Engenheiro do Ambiente), Paulo Duarte (Jurista) e José Carlos Mota (Investigador/Universidade de Aveiro), é moderado por José Carlos Marques, da Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente.
As sessões seguintes acontecem a 5 de Novembro (Reabilitação urbana integrada no contexto do PDM do Porto), 26 de Novembro (Estrutura ecológica municipal, verde urbano e biodiversidade), 14 de Janeiro (Mobilidade e transportes), 4 de Fevereiro (Urbanismo Bioclimático), 25 de Fevereiro (Gestão de resíduos urbanos) e 11 de Março (Cidade sustentável: ambiente, sociedade, economia).
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a OASRN recorda que “o Plano Director Municipal (PDM) é um instrumento legal fundamental na gestão do território municipal. O PDM define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município, sendo o instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais. O PDM caracteriza o território e estabelece um conjunto de orientações e de regras em múltiplos domínios que influenciam directamente a vida dos cidadãos, entre os quais: (i) a qualificação e uso do solo; (ii) a habitação; (iii) a protecção e conservação dos recursos naturais e culturais; (iv) a mobilidade e transportes; e (v) a rede de infra-estruturas”.
“Estando o Plano Director Municipal do Porto em revisão desde Março de 2015 (conforme Aviso n.º 4898/2015 publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 87, de 6 de maio de 2015), processo que decorrerá durante 36 meses (e que terminará no dia 25 de março de 2018), importa discutir de forma aberta, participada, informal e fundamentada os temas que de algum modo impactam a estratégia de desenvolvimento territorial do Porto, fazendo-o atempadamente e com possibilidade de influenciar as propostas e decisões técnico-políticas da autarquia (evitando o modelo clássico e formal da participação pública em processos de elaboração de instrumentos de gestão territorial)”.
O Ciclo de Debates é organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos – OASRN, Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente, AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal, APRUPP – Associação Portuguesa de Reabilitação Urbana e Protecção do Património, Espaço Musas, FAPAS – Fundo de Proteção para os Animais Selvagens, MIA – Movimento de Intervenção Ambiental de Vila Nova de Gaia, NDMALO – Núcleo de Defesa do Ambiente de Lordelo do Ouro, OPE – Organização para a Promoção dos Ecoclubes e pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, tendo o apoio da Mercador Guest House da Rádio Manobras e o patrocínio da Schmitt Sohn Elevadores da J. Pinto Leitão.