FEUP organiza CINPAR 2016
Evento representará “uma importante oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, e para troca de experiências sobre trabalhos de reabilitação e reforço de estruturas”

CONSTRUIR
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
A Casa das Artes, no Porto, vai receber o CINPAR 2016 – XII Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas, que irá decorrer de 26 a 29 de Outubro.
Esta iniciativa, organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), representará “uma importante oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, e para troca de experiências sobre trabalhos de reabilitação e reforço de estruturas”, segundo o comunicado de imprensa da organização.
A mesma fonte destaca que, para o especialista em patologia e reabilitação, é “fundamental o conhecimento: da tecnologia dos materiais utilizados; das características geométricas das estruturas; dos possíveis ensaios de caractgerização física e mecânica dos materiais, do comportamento dos elementos estruturas e das soluções de reabilitação e reforço para cada construção”.
De acordo com a comissão de organização do CINPAR, nos últimos anos, “a evolução do conhecimento nos domínios da patologia e reabilitação das construções, tem evidenciado um impulso significativo, por um lado pela crescente sensibilização dos diversos intervenientes no sector da construção e, por outro, pelo surgimento de novos materiais e técnicas construtivas”. Paralelamente, as estatísticas “mostram que o investimento no sector da reabilitação tem aumentado consideravelmente nos últimos anos”.
Perante estas situações, o CINPAR 2016 tem como objectivos a divulgação e discussão dos métodos de inspecção de estruturas e caracterização dos materiais, a apresentação das patologias mais frequentes nas construções, o conhcimento e análise das principais causas das patologias e a divulgação dos materiais mais utilizados nos trabalhos de reabilitação e reforço de estruturas existentes, entre outros.