“Boas Práticas” vão ao Arquiteturas Film Festival
“Boas Práticas” são seis vídeos documentais que retratam o quotidiano das relações entre quem sonha uma casa e quem a projecta

CONSTRUIR
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
A OASRS vai marcar presence na14ª edição do Arquiteturas Film Festival – mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre arquitectura (de 12 a 16 de Outubro) com os filmes “Boas Práticas”. O Fórum Lisboa, a 15 de Outubro, será o palco dos visionamentos.
Os filmes “Boas Práticas” são seis vídeos documentais que contam seis estórias entre clientes e arquitectos à volta de uma obra de arquitectura, que retratam o quotidiano das relações entre quem sonha uma casa e quem a projecta. Recorde-se que os filmes fazem parte do programa escolha-arquitectura lançado pela OASRS.
Neste âmbito e no mesmo dia, a OASRS vai ainda promover uma mesa-redonda que vai reunir o coordenador do Canal 180, Luís Fernandes com o arquitecto Luís Pereira Miguel e Mário Domingues o cliente da obra “Casas Caiadas” um dos protagonistas dos filmes. O debate, que se segue ao visionamento dos filmes, conta com a moderação do arquitecto Tiago Mota, vogal do Conselho Directivo Regional do Sul.
A 4ª edição do Arquiteturas Film Festival tem como tema “Rehab Nation” e trata da reabilitação dos velhos centros históricos à gentrificação dos bairros turísticos; da falta de investimento na habitação social à construção de novos sentidos de comunidade; da privatização do espaço público à emergência de novas formas de intervenção urbana.
Tendo a Turquia como país convidado, o Arquiteturas propõe, para além dos filmes, uma exposição, a mesa-redonda da OASRS, uma visita guiada, uma livraria, conversas, apresentação de teses, a oficina para crianças, o workshop de cinema e a masterclass.
Destaque ainda para o facto de alguns arquitectos irem acompanhar a apresentação de alguns filmes, como é o caso de Siza Vieira, Carvalho Araújo, que apresenta o primeiro mini-documentário do Atelier, Luís Pedro Silva comentando o filme “A propósito de Leixões”, Ana Vaz Milheiro, Isabel Raposo, Jorge Mealha a Tiago Mota Saraiva juntos num debate sobre a Casa como unidade mínima, ou Manuel Graça Dias para a masterclasse Arquitectura sem Arquitectos.
A programação do evento está concentrada sobretudo em 3 locais – Fórum Lisboa, Cinema City Alvalade e Cinemateca -, e a apresentação oficial, no dia 5 de Outubro, está integrada no programa de abertura do público do novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). De salientar que a 10 de Outubro o Roca Lisboa Gallery recebe o warm-up do festival de cinema e arquitectura