“Boas Práticas” vão ao Arquiteturas Film Festival
“Boas Práticas” são seis vídeos documentais que retratam o quotidiano das relações entre quem sonha uma casa e quem a projecta
CONSTRUIR
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
A OASRS vai marcar presence na14ª edição do Arquiteturas Film Festival – mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre arquitectura (de 12 a 16 de Outubro) com os filmes “Boas Práticas”. O Fórum Lisboa, a 15 de Outubro, será o palco dos visionamentos.
Os filmes “Boas Práticas” são seis vídeos documentais que contam seis estórias entre clientes e arquitectos à volta de uma obra de arquitectura, que retratam o quotidiano das relações entre quem sonha uma casa e quem a projecta. Recorde-se que os filmes fazem parte do programa escolha-arquitectura lançado pela OASRS.
Neste âmbito e no mesmo dia, a OASRS vai ainda promover uma mesa-redonda que vai reunir o coordenador do Canal 180, Luís Fernandes com o arquitecto Luís Pereira Miguel e Mário Domingues o cliente da obra “Casas Caiadas” um dos protagonistas dos filmes. O debate, que se segue ao visionamento dos filmes, conta com a moderação do arquitecto Tiago Mota, vogal do Conselho Directivo Regional do Sul.
A 4ª edição do Arquiteturas Film Festival tem como tema “Rehab Nation” e trata da reabilitação dos velhos centros históricos à gentrificação dos bairros turísticos; da falta de investimento na habitação social à construção de novos sentidos de comunidade; da privatização do espaço público à emergência de novas formas de intervenção urbana.
Tendo a Turquia como país convidado, o Arquiteturas propõe, para além dos filmes, uma exposição, a mesa-redonda da OASRS, uma visita guiada, uma livraria, conversas, apresentação de teses, a oficina para crianças, o workshop de cinema e a masterclass.
Destaque ainda para o facto de alguns arquitectos irem acompanhar a apresentação de alguns filmes, como é o caso de Siza Vieira, Carvalho Araújo, que apresenta o primeiro mini-documentário do Atelier, Luís Pedro Silva comentando o filme “A propósito de Leixões”, Ana Vaz Milheiro, Isabel Raposo, Jorge Mealha a Tiago Mota Saraiva juntos num debate sobre a Casa como unidade mínima, ou Manuel Graça Dias para a masterclasse Arquitectura sem Arquitectos.
A programação do evento está concentrada sobretudo em 3 locais – Fórum Lisboa, Cinema City Alvalade e Cinemateca -, e a apresentação oficial, no dia 5 de Outubro, está integrada no programa de abertura do público do novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). De salientar que a 10 de Outubro o Roca Lisboa Gallery recebe o warm-up do festival de cinema e arquitectura