XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito lança Open Call
Esta edição desenvolve-se à luz do tema “aula útil: la buena práctica en la academia” e compreende três eixos de acção: Concurso Bienal, Evento Académico, e Eventos Culturais
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Até ao próximo dia 16 de Setembro está aberto o Open Call para a participação no Concurso Bienal da XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito XX BAQ 2016. A Ordem dos Arquitectos recorda no seu sítio da Internet que, desde há 38 anos que este evento tem permitido a concorrência de mais de 6000 obras realizadas no continente americano, nas áreas de arquitectura, urbanismo e teoria arquitectónica.
A mesma fonte sublinha também que a XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito XX BAQ 2016, a realizar entre os dias 14 e 18 de Novembro em Quito, Equador, assume-se desde 1978 como um dos mais importantes eventos de arquitectura do continente americano, espaço onde a cada dois anos se gera um importante intercâmbio, comparação e análise dos produtos e tendências arquitectónicas e urbanísticas actuais.
Esta edição desenvolve-se à luz do tema “aula útil: la buena práctica en la academia” e compreende três eixos de acção: Concurso Bienal, Evento Académico, e Eventos Culturais.
O Concurso Bienal é dividido em 6 categorias (A. Desenho Arquitectónico; B. Desenho Urbano e Arquitectura da Paisagem; C. Habitat Social e Desenvolvimento (CONCURSO MUNDIAL); D. Reabilitação e Reciclagem; E. Teoria, História e Crítica da Arquitectura, do Urbanismo e da Paisagem; F. Publicações Periódicas Especializadas), sendo que os projectos construídos fora do continente americano podem participar apenas na Categoria C: Habitat Social e Desenvolvimento (Concurso Mundial).
De salientar que, nesta última categoria, o concurso está orientado na identificação e promoção das melhores práticas arquitectónicas e dos projectos construídos em qualquer país do mundo que demonstrem ter um impacto positivo e tangível na melhoria das condições de vida de famílias de baixa renda, e no seu entorno imediato.
Para o efeito, poderão participar projectos que tenham sido construídos no período compreendido entre Novembro de 2012 e Outubro de 2016 e que não tenham participado em edições anteriores da BAQ. Nesta categoria poderão participar projectos que incluam habitação social nova ou melhorada, assim como projectos que considerem a importância de: “Melhorias do bairro e de espaço publico; Recuperação do entorno ambiental ou urbano; Estratégias de participação e gestão, tanto ao nível do desenho como na execução e manutenção; Benefícios culturais e estéticos que reforcem a identidade das comunidades; Segurança construtiva e conforto climático.