XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito lança Open Call
Esta edição desenvolve-se à luz do tema “aula útil: la buena práctica en la academia” e compreende três eixos de acção: Concurso Bienal, Evento Académico, e Eventos Culturais

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Até ao próximo dia 16 de Setembro está aberto o Open Call para a participação no Concurso Bienal da XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito XX BAQ 2016. A Ordem dos Arquitectos recorda no seu sítio da Internet que, desde há 38 anos que este evento tem permitido a concorrência de mais de 6000 obras realizadas no continente americano, nas áreas de arquitectura, urbanismo e teoria arquitectónica.
A mesma fonte sublinha também que a XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito XX BAQ 2016, a realizar entre os dias 14 e 18 de Novembro em Quito, Equador, assume-se desde 1978 como um dos mais importantes eventos de arquitectura do continente americano, espaço onde a cada dois anos se gera um importante intercâmbio, comparação e análise dos produtos e tendências arquitectónicas e urbanísticas actuais.
Esta edição desenvolve-se à luz do tema “aula útil: la buena práctica en la academia” e compreende três eixos de acção: Concurso Bienal, Evento Académico, e Eventos Culturais.
O Concurso Bienal é dividido em 6 categorias (A. Desenho Arquitectónico; B. Desenho Urbano e Arquitectura da Paisagem; C. Habitat Social e Desenvolvimento (CONCURSO MUNDIAL); D. Reabilitação e Reciclagem; E. Teoria, História e Crítica da Arquitectura, do Urbanismo e da Paisagem; F. Publicações Periódicas Especializadas), sendo que os projectos construídos fora do continente americano podem participar apenas na Categoria C: Habitat Social e Desenvolvimento (Concurso Mundial).
De salientar que, nesta última categoria, o concurso está orientado na identificação e promoção das melhores práticas arquitectónicas e dos projectos construídos em qualquer país do mundo que demonstrem ter um impacto positivo e tangível na melhoria das condições de vida de famílias de baixa renda, e no seu entorno imediato.
Para o efeito, poderão participar projectos que tenham sido construídos no período compreendido entre Novembro de 2012 e Outubro de 2016 e que não tenham participado em edições anteriores da BAQ. Nesta categoria poderão participar projectos que incluam habitação social nova ou melhorada, assim como projectos que considerem a importância de: “Melhorias do bairro e de espaço publico; Recuperação do entorno ambiental ou urbano; Estratégias de participação e gestão, tanto ao nível do desenho como na execução e manutenção; Benefícios culturais e estéticos que reforcem a identidade das comunidades; Segurança construtiva e conforto climático.