Enforce regista patente de estação solar de carregamento de veículos eléctricos nos EUA
Empresa portuguesa desenvolveu a patente em colaboração, “mediante contrato de assistência técnica”, com o Departamento de Engenharia Electromecânia da Universidade da Beira Interior

CONSTRUIR
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
A Enforce anunciou o registo de uma patente da sua Estação Solar de Carregamento Rápido de Veículos Eléctricos nos Estados Unidos.
Em comunicado de imprensa, a empresa portuguesa explica que desenvolveu a patente em colaboração, “mediante contrato de assistência técnica”, com o Departamento de Engenharia Electromecânia da Universidade da Beira Interior (UBI).
Para o CEO da Enforce, “este é um passo importante para alcançar também a patente definitiva na Europa”. “A Enforce tem igualmente pendente, desde 2012, a mesma patente em 38 países da Europa. Esperamos, por isso, ter a patente definitiva na Europa em breve”, acrescentou João Nuno Serra.
A empresa espera agora que se abram, desta forma, “mais oportunidades de mercado” nos Estados Unidos, onde a Tesla, que fabrica automóveis eléctricos, “tem ajudado a disseminar a tecnologia” neste campo. A estação solar agora patenteada foi desginada de InCh, pela Enforce, o que significa “uma polegada eléctrica de carregamento rápido de veículos eléctricos, representando também “in charge”.
No seu comunicado, a Enforce salienta que esta inovação “vem dar resposta à necessidade de existência de uma rede de carregamento de veículos eléctricos, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento denominado rápido (20 a 30 minutos)”.
Desta forma, a estação destina-se a locais de acesso público e privado, como parques de estacionamento e estações de serviço de combustíveis fósseis, “locais onde a solução de carregamento lento não tem grande viabilidade, uma vez que este tipo de carregamento (entre seis e oito horas) será feito maioritariamente durante a noite”.
A empresa portuguesa frisa ainda que, com esta estação, é possível, num mesmo local, produzir a energia eléctrica necessária para alimentar os veículos eléctricos, uma vez que esta solução integra a produção de energia através de tecnologia fotovoltaica.
O sistema integrado permite o aumento da eficiência energética global de uma rede de carregamento de veículos eléctricos, “comparativamente com uma rede análoga onde, por cada ponto de carregamento, não exista qualquer sistema de produção de energia”.