
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O vidro UltraClear da Guardian foi escolhido para servir de base aos painéis que constituem a exposição FUTURE FRAMES da arquitecta e ilustradora Ana Aragão, aberta ao público, no showroom da Jofebar, em Matosinhos, até Outubro. As imagens à escala real, foram impressas em vidro através de uma tecnologia nova em Portugal pela mão da Vidromax.
Segundo conta a Guardian ao CONSTRUIR, esta nova tecnologia permite imprimir no vidro qualquer ilustração gráfica ou foto-realista, com capacidade máxima por peça até 19m2, e adicionar a ilusão de texturas, sem restrições de cor e com carácter vitalício. Esta é uma solução que “vem revolucionar o design e a arquitectura com a multiplicidade de aplicações que viabiliza”, sublinha a empresa.
“A transparência cristalina e brilhante do Guardian UltraClear torna-o a solução ideal quando procuramos neutralidade cromática e a máxima claridade. Enquanto vidro temperado, UltraClear oferece características de resistência e segurança que respondem plenamente às exigências deste projecto artístico”, explica Ana Isabel Fernandes, Architectural Sales Manager da Guardian para Portugal. “Proporcionando grande flexibilidade para um vasto leque de aplicações, UltraClear pode ser temperado, laminado, lacado, curvado e agora também, graças a esta tecnologia inovadora da Vidromax, impresso digitalmente”.
Entre as principais características do Guardian UltraClear estão o facto de ser “mais neutro do que o vidro float convencional UltraClear, banhando os espaços de luz sem o característico tom esverdeado do vidro convencional”, tem um “baixo teor de ferro e a utilização de novos tipos de materiais no seu fabrico aumentam a sua transmissão luminosa”, é “ideal para portas, zonas de acesso, vitrinas, divisórias, guardas e aplicações decorativas”, “quando empregue no fabrico de vidro laminado, faz jus ao seu nome adicionando uma visibilidade clara à força e segurança do vidro laminado, o que o torna num produto único” e por último, “associado aos vidros da gama Guardian SunGuard, Ultraclear contribui para fachadas neutras e de prestações térmicas e solares exemplares”.