Programa BIP/ZIP recebe candidaturas até 22 de Julho
Entre os exemplos de sucesso, em termos da reabilitação e regeneração do espaço urbano, a autarquia refere que é visível o resultado obtido no Prodac Sul, iniciado em 2014
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A 6ª edição do Programa BIP/ZIP Lisboa recebe candidaturas até ao próximo dia 22 de Julho. Recorde-se que, das cinco edições anteriores, foram já 189 os projectos aprovados, por 442 entidades distintas em 66 bairros ou zonas de intervenção prioritária. O financiamento dos projectos envolveu até agora um valor superior a 7 milhões e meio de euros, atingindo uma população de mais de 140 mil pessoas. A edição agora aberta foi dotada com um investimento de 1,6 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Lisboa recorda que, a dinamização de projectos pensados para e pelas comunidades locais, suprindo as suas necessidades a diversos níveis e pondo a concorrer para isso as forças locais e a própria comunidade, é o objectivo do programa. Entre os exemplos de sucesso, em termos da reabilitação e regeneração do espaço urbano, a autarquia refere que é visível o resultado obtido no Prodac Sul, iniciado em 2014.
Segundo a Câmara de Lisboa, o programa já atraiu as atenções de observadores internacionais e nesse sentido já chegaram convites feitos por redes europeias para tomarem contacto com este modelo, na procura de soluções e estratégias urbanas com capacidade para ultrapassar os desafios que se colocam no horizonte.
Esta é já a sexta edição do Programa BIP/ZIP, criado no quadro do Programa Local de Habitação (PLH), como um instrumento de política pública municipal para dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos “habitats” abrangidos, através do apoio a projectos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, colectividades e organizações não-governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município.
Os elementos de consulta estão disponíveis na Plataforma BIP/ZIP e no site Programa Local de Habitação.