COBA fecha trimestre com três novas adjudicações em território nacional
Grupo foi seleccionado para prestar serviços na linha ferroviária da Beira Baixa, no Aeroporto Internacional da Madeira e nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A COBA fechou o primeiro trimeste do ano com três novas adjudicações em território nacional. Em comunicado de imprensa, o grupo português de engenharia anuncia ter sido seleccionado para prestar serviços na linha ferroviária da Beira Baixa, no Aeroporto Internacional da Madeira e nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
A Consulstrada, empresa pertencente ao universo COBA, viu ser-lhe adjudicada a fiscalização da empreitada de reabilitação dos pavimentos dos acessos e secção corrente das pontes integradas na Concessão das Travessias Rodoviárias do Tejo em Lisboa, a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama.
Em comunicado de imprensa, a COBA explica que, ao longo dos últimos 10 anos, a Lusoponte tem confiado à Consulstrada a auscultação dos pavimentos nestas duas infra-estruturas e considera que, para tal, tem contribuído “o “know-how da empresa associado à eficiência e fiabilidade dos equipamentos de alto rendimento de que dispõe”.
A mesma empresa foi também adjudicatária do estudo de caracterização final dos pavimentos, na empreitada de reforço dos pavimentos do Aeroporto Internacional da Madeira, no Funchal. Este estudo consiste na verificação e validação dos pressuspostos do projecto, nomeadamente a avaliação da capacidade de carga, com o respectivo cálculo do PCN da pista, medição do Índice de Irregularidade Internacional e medição do atrito e textura da pista e “taxiways” deste aeroporto.
Por sua vez, enquanto líder de um consórcio que envolve também a Typsa, Tecnofisil e Grid, a COBA foi contratada para prestar serviços relativos à elaboração da modernização do troço Covilhã-Guarda, que consistem na conclusão e adaptação do projecto de execução, incluindo assistência técnica.
O projecto integra-se nas intervenções prioritárias do Corredor Internacional Norte, visando reforçar a ligação ferroviária do norte e centro de Portugal com a Europa, “de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando assim o aumento da competitividade nacional”. O projecto visa ainda repor o nível de serviço da via no que concerne ao transporte de passageiros.