OASRS e AML lançam concurso para desenhar C.A.S.A pós-catástrofre
As propostas podem ser entregues até 29 de Agosto e o programa não considera uma área específica, no entanto, deve-se prever que seja implementada na área metropolitana de Lisboa
Ana Rita Sevilha
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
O segundo concurso temático de ideias do programa Escolha-Arquitectura foi lançado, chama-se “C.A.S.A. pós catástrofe” e tem como objectivo a implementação de uma unidade polivalente com funções administrativas e sociais num cenário pós-catástrofe que considere a realidade e as condicionantes intrínsecas destas situações, e que responda eficazmente a factores psicológicos e sociológicos associados à catástrofe, tal como a questões relacionadas com a escassez de recursos, durabilidade, preço, transporte e sustentabilidade.
As propostas podem ser entregues até 29 de Agosto e o programa não considera uma área específica, no entanto, deve-se prever que seja implementada na área metropolitana de Lisboa.
Para o efeito, o concurso considera as seguintes temáticas a ter em consideração no desenvolvimento de propostas, sendo elas: Território, Conceito, Construção, Flexibilidade, Reutilização, Sustentabilidade, Social, Identidade e Controlo de Custos.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos recorda que, na sequência de uma catástrofe, a perda da habitação constitui uma das maiores preo- cupações, logo após a perda de vidas, sendo uma das primeiras exigências dos sobreviventes desalojados. Por este motivo, a importância significativa da arquitectura que decorrerá num cenário de escassez de recursos.
O concurso de ideias C.A.S.A. pós-catástrofe (centro de apoio social e administrativo)integra o programa Escolha–Arquitectura e é promovido pela AML (Área Metropolitana de Lisboa) em co-organização com a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos.