O futuro aqui tão perto
A convite da Vulcano, o CONSTRUIR foi conhecer as instalações fabris de termotecnologia da empresa, em Aveiro
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Poderia ter sido uma viagem ao futuro, não fosse o caso de o destino ser a realidade das instalações fabris de termotecnologia da Vulcano, localizadas em Aveiro. A convite da empresa, o CONSTRUIR foi conhecer as instalações, os avanços tecnológicos da área de Inovação e Desenvolvimento e o processo produtivo da mais recente tecnologia termostática, com destaque para a nova geração de esquentadores da linha Sensor Connect.
Ao todo, são cerca de 1100 pessoas que diariamente colocam a Vulcano na linha da frente – no que às soluções de água quente e solar térmico diz respeito -, 700 delas colaboradores fabris posicionados em quatro linhas de montagem que passarão a cinco dentro em breve, sendo esta última exclusivamente dedicada à mais recente estrela da companhia, a linha Sensor Connect. Em média, a fábrica produz 4 mil aparelhos por dia, mas o número vai aumentar, uma vez que o objectivo até ao final do ano é o de diversificar os produtos e o portfólio.
Para que este e outros objectivos sejam atingidos, a Vulcano assegura um conjunto de procedimentos, que vão desde os pontos de controlo na linha de montagem – para identificar e minimizar erros – até às preocupações ergonómicas nos postos de trabalho e anímicas dos seus colaboradores. Yoga, Zumba, o consumo de fruta e exercícios específicos para contrariar movimentos repetitivos estão na ordem do dia e fazem parte da rotina diária dos trabalhadores.
I&D
“Queríamos que fosse amor à primeira vista, por isso, apostámos num novo design, em vidro temperado”, começa por explicar Sérgio Salústio, responsável pela área Investigação & Desenvolvimento da Vulcano, ao apresentar o Sensor Connect.
Vencedor da edição de 2015 do Prémio Produto Inovação COTEC-NORS, destinado a distinguir os produtos mais inovadores desenvolvidos em Portugal, o Sensor Connect chegou ao mercado como o primeiro Esquentador Termostático Compacto com tecnologia de conectividade via Smart Bluetooth. Através de uma aplicação gratuita e compatível com smartphones e tablets, o consumidor pode, por exemplo, controlar remotamente o aparelho, estabelecer padrões de conforto, definir a temperatura desejada ou consultar gráficos dos últimos consumos de água e gás. De fácil instalação, o esquentador tem ainda um design exclusivo e inovador, que alia a robustez à elegância de uma frente em vidro negro e um ecrã touch.
Por detrás desta e outras soluções, estão 130 investigadores de várias áreas de engenharia e um investimento médio anual de 8 a 10 milhões de euros, um investimento possível por serem centro de competências a nível mundial para a água quente. Contudo, a necessidade de reforçar as equipas levou a Vulcano a construir um novo edifício de I&D, que será inaugurado ainda este ano e que vai possibilitar que a equipa de engenheiros chegue às 200 pessoas. De salientar que a área do design está em crescimento dentro da empresa, perspectivando-se que seja das áreas que mais vai crescer de futuro.
Um dia todos os esquentadores serão assim
A Vulcano, marca portuguesa líder em Soluções de Água Quente e Solar Térmico, marcou a diferença no mercado com o lançamento do Sensor Connect, o primeiro Esquentador Termostático Compacto com tecnologia de conectividade via Smart Bluetooth. Através de uma aplicação gratuita e compatível com smartphones e tablets, o consumidor pode, entre outras funcionalidades, controlar remotamente o esquentador, estabelecer padrões de conforto, definir a temperatura desejada e consultar gráficos dos últimos consumos de água e gás. Com o Sensor Connect é possível a selecionar grau a grau a temperatura, dos 35º C aos 60º C, e continuar a disfrutar do melhor nível de desempenho, sempre estável ao longo da utilização. Disponível nos modelos de 12 e 15 litros, o mais avançado esquentador do mercado é de fácil instalação, incentivando a ambientes modernos. Com um design exclusivo e inovador, alia a robustez à elegância de uma frente em vidro negro e um ecrã touch. A poupança e eficiência energética é uma preocupação constante da Vulcano e o Sensor Connect permite poupar até 35% no consumo de gás e cerca de 60 litros de água por dia, proporcionando uma poupança energética adicional ao consumir apenas a potência necessária através de um ventilador modulante, que é único no mercado. Estes são fatores que contribuem para que o Sensor Connect tenha o maior rendimento de um esquentador estanque do segmento doméstico: até 94%. Este equipamento apresenta o menor valor de potência mínima do mercado (2,9 e 3,8 kW), uma característica vital para a estabilidade da temperatura da água e maior eficiência energética. O Sensor Connect é ainda um esquentador compatível com instalações solares, sendo que permite até evitar a utilização de gás e utilizá-lo apenas em modo solar, caso a temperatura alcançada pelo sistema solar seja superior à definida pelo utilizador.