Opinião: O COMÉRCIO, TAMBÉM, É (…) ARTE … E REFLEXÃO!
Por muito que tal até possa custar a entender (e a aceitar!) a determinadas “almas”, o Comércio é, e será sempre, muito mais do que mera Economia
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Por JOÃO BARRETA
Por muito que tal até possa custar a entender (e a aceitar!) a determinadas “almas”, o Comércio é, e será sempre, muito mais do que mera Economia. Por isso, se alguém tiver a pretensão (pois da responsabilidade dificilmente poderão escapar!) de algo fazer pelo(s) Comércio(s), seja qual for o nível de intervenção – Administração central e local ou outros, convirá reter algo que seja sobre a reflexão que se segue!.
O Comércio é … Economia, mas o que menos importará para a esfera do conhecimento e para acumular competência(s) é … o comércio da Economia. Interessará, isso sim, e mais do que tudo, aprofundar o estudo da Economia do Comércio.
O Comércio é … Cultura, mas o que menos importará para a esfera do conhecimento e para acumular competência(s) é … o comércio da Cultura. Interessará, isso sim, e mais do que tudo, aprofundar o estudo da Cultura do Comércio.
O Comércio é … Sociologia, mas o que menos importará para a esfera do conhecimento e para acumular competência(s) é … o comércio da Sociologia. Interessará, isso sim, e mais do que tudo, aprofundar o estudo da Sociologia do Comércio.
O Comércio é … História, mas o que menos importará para a esfera do conhecimento e para acumular competência(s) é … o comércio da História. Interessará, isso sim, e mais do que tudo, aprofundar o estudo da História do Comércio.
O Comércio é (…) Geografia, Arquitetura, Engenharia, (…) Política !!!
(…).
Enfim! Porque as competências e as atribuições, enfim, a(s) responsabilidade(s) sobre o Comércio e o seu futuro não estão entregues nem às “gentes puras” da Economia, da Cultura, da Sociologia, da História, (…), mas sim …da Política, talvez seja chegada a hora de se aprofundar o estudo da Política do Comércio e ter a coragem de desprezar, de vez, o “comércio” da Política. Virá isto a propósito da emergente necessidade de se encarar e trabalhar, também politicamente, o Comércio!
Ainda assim, para quem possa estar mais confuso e pretenda algo de mais palpável e concreto sobre o “desassossego” que continua a pairar sobre o(s) nosso(s) Comércio(s), questione-se e reflita, sob o manto da perspicácia de Pessoa, e decerto constatará, bem à sua volta (quiçá, em si mesmo) que, de facto, ” (…) cada um compreende só o que sente, (…) E entre alma e alma a estupidez é imensa.“! (quem o escreveu foi Pessoa … em … 1926, numa Revista de … Comércio … e Contabilidade).