IKEA desafia arquitectos a criarem conceito inovador no Algarve
O Centro Comercial foi desenhado pela BDP – Building Design Partnership, com projecto técnico da CPU, Quadrante e Iperplano; e o Outlet foi concebido pela ATP, com projecto técnico da CPU e Afaconsult
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Conceber um espaço que, mais do que um destino de compras, se afirme como uma alternativa de lazer de qualidade na região de Loulé, foi o desafio lançado pelo Grupo IKEA aos gabinetes de arquitectura que conceberam o Complexo Comercial MAR Shopping Algarve, que integra Centro Comercial, o Designer Outlet Algarve, uma loja IKEA e uma zona de lazer ao ar livre. O Centro Comercial foi desenhado pela BDP – Building Design Partnership, com projecto técnico da CPU, Quadrante e Iperplano; e o Outlet foi concebido pela ATP, com projecto técnico da CPU e Afaconsult.
O Complexo, que é o primeiro do País a conjugar as três valências – Centro Comercial, Outlet e zona de lazer ao ar livre -, contempla ao todo 82.000 m² e é formado por três edifícios diferenciados: a loja IKEA, no extremo Este, a qual, tal como acontece no MAR Shopping de Matosinhos, terá acesso a partir do Centro Comercial, que ficará no centro, e, a Oeste, desenvolve-se o Outlet, que será ao ar livre. O complexo contempla ainda, no seu epicentro, entre o Centro Comercial e o Outlet, uma área de 8.000 m2 de importância paisagística, onde se desenvolverão diversas actividade de lazer.
Com um investimento global de 200 milhões de euros, a conclusão dos edifícios deverá acontecer de uma forma faseada, sendo que a perspectiva é a de que o Centro Comercial inaugure no Verão de 2017, a loja IKEA uns meses antes e o Outlet ainda estará por definir.
Moderno de inspiração escandinava
O centro comercial MAR Shopping Algarve, concebido pelo gabinete internacional de arquitectura BDP – Building Design Partnership e projecto técnico dos portugueses CPU, Quadrante e Iperplano, desenvolve-se ao longo de um “mall” com a mesma orientação do edifício, Sudeste/Noroeste e “com amplos espaços vazados entre os dois pisos, potenciando a relação visual e de ambiente dos diferentes níveis”, explica o Grupo IKEA. Este caminho, continua, “estabelece a ligação efectiva entre a loja IKEA e o Outlet, que se localizam nos seus extremos e as entradas que lhes estão próximas”.
O limite Sul do “mall”, traduzido numa praça entre as duas entradas aí localizadas, assume a ligação por escadas mecânicas e elevadores ao piso superior e ao estacionamento subterrâneo. Por sua vez no limite Norte, em torno de uma segunda praça e da respectiva entrada, localiza-se, no piso superior a área de restaurantes e cinema.
No piso inferior, existirá um corredor comercial dedicado a unidades comerciais de maior dimensão, como a Primark, C&A, Zara ou Mango, que estabelece a relação entre a entrada Norte e a entrada Nascente, mais vocacionada para o apoio ao supermercado Pingo Doce – ao lado do qual ficará a Worten – através de uma área de terraço ligada ao estacionamento de superfície através de elevadores e tapetes rolantes.
Em nota de imprensa o Grupo IKEA sublinha que, os espaços de circulação interiores do centro comercial foram pensados de forma a incluir uma componente de iluminação natural significativa, minimizando os ganhos térmicos correspondentes.
A luz aliás, assume grande importância neste projecto, como explica a mesma fonte: “seguindo o conceito do design escandinavo, que alia a sofisticação à funcionalidade, e inspirado na luz do Algarve, o projecto do interior do MAR Shopping Algarve tem como elemento distintivo o tecto falso do ‘mall’, composto por uma estrutura contínua perfurada, em Barrisol, o qual terá um efeito surpreendente”.
Quanto aos materiais escolhidos, foram determinados em função da utilização prevista para os diferentes espaços e com o ciclo de vida que se pretende obter dos mesmos. Assim sendo, as zonas de público terão pavimentos cerâmicos, de pedra natural e de madeira, paredes em painéis fenólicos, cerâmicos e de gesso cartonado e tectos falsos metálicos e de painéis de gesso cartonado.
Ao todo, o Centro Comercial vai oferecer 110 lojas, salas de cinema, zona de restauração e serviços.
Outlet inspirado em vila típica
Em contraste com o edifício moderno do Centro Comercial, o Designer Outlet Algarve, concebido pela ATP e com projecto técnico das empresas nacionais CPU e Afaconsult, vai beber inspiração a uma típica vila rural algarvia, exibindo muitos dos elementos tradicionais da arquitectura regional, tais como as tradicionais chaminés ou as paredes caidas de branco.
Centro comercial, Outlet e loja IKEA compartilharão o estacionamento, possuindo um parque subterrâneo com aproximadamente 1.000 lugares, e outro à superfície com capacidade para 2.500 viaturas.
Por último, a área de lazer, que ficou à responsabilidade da empresa espanhola theleisureway, estará articulada com os dois pisos do MAR Shopping Algarve através de escadas mecânicas, que complementação os percursos pedestres que ligarão o nível de estacionamento e o piso superior do centro comercial na zona da varanda exterior que, por sua vez, se localizará junto da zona de restaurantes.
Ana Machado, directora de marketing da IKEA Centres, empresa do Grupo IKEA que desenvolve e gere centros comerciais, para a Europa, garante que “todo o projecto foi desenvolvido com o objectivo de converter este complexo no mais importante destino que alia a oferta de compras e lazer do Algarve, com uma oferta em ambos os níveis diversificada e ajustada às características da região.