Argumentum edita livro sobre planos de urbanização de Cabo Verde
A obra contempla 43 estudos de urbanização geográfica e cronologicamente organizados, que foram tratados como um conjunto de fichas autónomas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“Cidades Imaginadas nos Planos de Urbanização de Cabo Verde, 1934 – 1974”, “é um livro onde é possível identificar e compreender os instrumentos de intervenção e produção urbanística desenhados ao longo dos 40 anos que precederam o fim da administração colonial e a independência de Cabo Verde”. Da autoria de Sérgio Padrão Fernandes, a obra é lançada a 20 de Maio pela editor Argumentum.
Em nota de imprensa enviada ao Construir, a editor refere sobre o livro que, “o conjunto das diversas experiências urbanas mostra a evolução das ideias na concepção dos planos de urbanização e revela que a realização destes instrumentos se reflectiu mais no desenho de uma cidade imaginada do que efectivamente na materialização real e concreta dos traçados urbanos no território”.
A obra contempla 43 estudos de urbanização geográfica e cronologicamente organizados, que foram tratados como um conjunto de fichas autónomas a partir das quais o leitor pode estabelecer leituras cruzadas e construir deduções próprias sobre o tema. Esta obra, sublinha a mesma fonte, “documenta e ilustra com clareza e rigor a evolução e desenvolvimento desses estudos que introduziram em África os modelos do Urbanismo Moderno”.
Sérgio Padrão Fernandes (Lisboa, 1977) licenciou-se em 2000 em Arquitectura/Planeamento Urbano e Territorial pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde frequentou o curso de Mestrado em Cultura Arquitectónica Moderna e Contemporânea em 2006 e prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 2007. Na mesma escola doutorou-se em Urbanismo, no ano 2014, com a tese intitulada “Génese e Forma dos Traçados da Cidade Portuguesa. Morfologia, Tipologia e Sedimentação”. É docente do Departamento de Projecto da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, onde lecciona desde 2000, e é membro fundador do grupo de investigação FormaUrbisLab.