Cenor conclui estudo de viabilidade de barragem na Argélia
Um dos principais desafios deste estudo de viabilidade relacionou-se com a presença de gesso nas formações geológicas que ocorrem na zona da barragem

CONSTRUIR
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
A Cenor anunciou a conclusão do estudo de viabilidade da Barragem de Mestaoua, na Argélia, para a Agence Nationale des Barrages et Transferts.
Em comunicado veiculado na sua homepage, a empresa portuguesa de engenharia indica que a barragem localiza-se na Wilaya de Biskra e tem como função o armazenamento de água para irrigação.
No âmbito deste trabalho, a Cenor realizou o estudo hidrológico e de regularização, o estudo geológico, geotécnico e de sismicidade, o estudo técnico-económico de soluções variantes da barragem e dos órgãos hidráulicos, o estudo de impacte ambiental e qualidade das águas, o estudo de impactes sociais e o estudo de rentabilidade.
Segundo a empresa liderada por Pedro Tavares, um dos principais desafios deste estudo de viabilidade relacionou-se com a presença de gesso nas formações geológicas que ocorrem na zona da barragem. “Do ponto de vista geotécnico, a presença de formações com gesso no maciço de fundação de uma barragem comporta, à partida, riscos potenciais elevados para a estabilidade da obra, dado o potencial de dissolução deste mineral”, destaca o comunicado.