Cenor conclui estudo de viabilidade de barragem na Argélia
Um dos principais desafios deste estudo de viabilidade relacionou-se com a presença de gesso nas formações geológicas que ocorrem na zona da barragem
CONSTRUIR
Habitação em Vila do Conde premiada em diferentes iniciativas internacionais
Governo dá luz verde à ANA para avançar com proposta para NAL
Retail Mind reforça estrutura com entrada de Telma Oliveira como managing director
Lagos investe mais de cinco milhões de euros em obras de eficiência hídrica
Madeira de freixo e cortiça vão equipar Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka
Kodawari Residences anuncia Fernando Cunha como director de Operações em Portugal
Grupo Libertas avança com construção do Lux Garden EVO
Número de casas vendidas sobe 27,7% em 2024
João Tinoco junta-se à equipa de capital markets da Worx
Governo cria “estrutura de gestão” para acompanhar projectos de aeroportos
A Cenor anunciou a conclusão do estudo de viabilidade da Barragem de Mestaoua, na Argélia, para a Agence Nationale des Barrages et Transferts.
Em comunicado veiculado na sua homepage, a empresa portuguesa de engenharia indica que a barragem localiza-se na Wilaya de Biskra e tem como função o armazenamento de água para irrigação.
No âmbito deste trabalho, a Cenor realizou o estudo hidrológico e de regularização, o estudo geológico, geotécnico e de sismicidade, o estudo técnico-económico de soluções variantes da barragem e dos órgãos hidráulicos, o estudo de impacte ambiental e qualidade das águas, o estudo de impactes sociais e o estudo de rentabilidade.
Segundo a empresa liderada por Pedro Tavares, um dos principais desafios deste estudo de viabilidade relacionou-se com a presença de gesso nas formações geológicas que ocorrem na zona da barragem. “Do ponto de vista geotécnico, a presença de formações com gesso no maciço de fundação de uma barragem comporta, à partida, riscos potenciais elevados para a estabilidade da obra, dado o potencial de dissolução deste mineral”, destaca o comunicado.