Tecnovia entrega obras de 23M€ em Angola
Obras são referentes a uma estrada de 5,1 quilómetros e a uma ponte de 200 metros no Cuito Cuanavale, na província do Cuando Cubango

Pedro Cristino
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
A Tecnovia entregou, em Angola, uma estrada com 5,1 quilómetros e uma ponte de 200 metros, orçadas em 23 milhões de euros, no Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango.
De acordo com a Angola Press, a construção da ponte teve a duração de 15 meses e insere-se numa curva vertical convexa de raio igual a cinco mil metros. Tem 190 metros de comprimento entre eixos de apoio nos encontros e é composta por um tabuleiro apoiado entre pilares e encontros de betão, dividido em dois vãos extremos com 25 metros e cinco vãos intermédios com 30 metros cada.
O tabuleiro é uma lage vigada em betão armado com uma largura de 11 metros e altura de 2,1 metros, constituído por duas vigas contínuas, e está apoiado em aparelhos deslizantes longitudinalmente e travados no sentido transversal, “com excepção dos pilares, que são fixos”.
Esta infra-estrutura contém uma faixa de rodagem com sete metros, com uma via de circulação para cada sentido e, em ambas as extremidades, 0,50 metros de passeio. A agência explica ainda que a inclinação vertical das vias de circulação é de 3% para as extremidades, enquanto os passeios são inclinados a 2% para o interior do tabuleiro, dotado de dispositivos de drenagem necessários ao escoamento das águas pluviais”.
A construção desta nova ponte levou a Tecnovia a recorrer a uma solução com um tabuleiro de lage vigada, construído com recurso ao método de lançamento incremental, uma opção que se deve à necessidade de “minimizar a ocupação dos solos dentro do leito do rio, dado o elevado caudal de água que o rio transporta nos períodos de cheias”.