Dafne apresenta novo livro de André Tavares
“Um livro sobre livros”. É assim que a Dafne Editora apresenta o mais recente livro de André Tavares, coordenador da Dafne Editora e Comissário-Geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“Um livro sobre livros”. É assim que a Dafne Editora apresenta o mais recente livro de André Tavares, coordenador da Dafne Editora e Comissário-Geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016. “Uma Anatomia do Livro de Arquitectura” é o nome da obra que “navega pela história da edição, desde os primeiros tratados do Renascimento até ao final dos anos de 1920, com as publicações dos arquitectos modernos”.
Em nota de imprensa enviada ao Construir, a Dafne refere que “Examinar os cruzamentos entre as culturas do livro e da arquitectura expõe eixos ao longo dos quais o conhecimento circula entre páginas e edifícios e, de novo, regressa aos livros. Seja na celebração de construções específicas ou na produção de livros singulares, as páginas e a impressão são manipuladas para transmitir ideias arquitectónicas”.
“Ao dissecar uma quantidade substancial de livros através de cinco ferramentas conceptuais – textura, superfície, ritmo, estrutura e escala – André Tavares analisa as qualidades materiais dos livros para avaliar a forma como se entrelaçam com o conhecimento da arquitectura. A história detalhada de Befreites Wohnen, de Sigfried Giedion, e as duas encarnações do Crystal Palace em Hyde Park e Sydenham, oferecem um pano de fundo que nos confronta não apenas com o desenvolvimento do livro industrializado, mas também com a sua configuração enquanto poderoso instrumento de comunicação e conhecimento”.
A edição que faz parte da colecção “For a de Série”, discute um vasto leque de autores, incluindo Vitrúvio, William Morris, Gottfried Semper, El Lissitzky, Le Corbusier, Jacques-Ignace Hittorff, Owen Jones, A. W. N. Pugin, Humphrey Repton, Sebastiano Serlio, Andrea Palladio, John Tallis, Raphael, Viollet-le-Duc, Jean-Rodolphe Perronet, Jean-Nicolas-Louis Durand e Frank Lloyd Wright.
Com 400 páginas profusamente ilustradas, “Uma Anatomia do Livro de Arquitectura” resulta de uma parceria editorial com a casa de Zurique Lars Müller Publishers e o Canadian Centre for Architecture, de Montréal. O livro contou também com o apoio da Graham Foundation, de Chicago e do Lab2PT, de Guimarães
Nota biográfica:
André Tavares (Porto, 1976). É arquitecto e, desde 2006, coordena a Dafne Editora, explorando a edição como uma forma de cultura e prática arquitectónica. Foi director do Jornal Arquitectos entre 2013 e 2015 e actualmente é comissário-geral, com Diogo Seixas Lopes, da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016. Publicou vários livros sobre a circulação internacional do conhecimento arquitectónico entre arquitectos portugueses, incluindo Arquitectura Antituberculose (Faup-publicações, 2005), Os Fantasmas de Serralves (Dafne, 2007), Novela Bufa do Ufanismo em Concreto (Dafne, 2009), e Duas obras de Januário Godinho (Dafne, 2012). O seu último livro The Anatomy of the Architecutral Books (Lars Müller, 2016), explora as relações cruzadas entre a história da arquitectura e do livro.