ESTBarreiro/IPS recebe segunda Conferência Nacional de Geodecisão
“A geografia permite hoje a tomada de decisão no dia-a-dia de forma tão complexa como a evacuação de uma zona por perigo de cheias ou tão simples como dar a conhecer restaurantes ou lojas mais próximas”

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) volta a receber a Conferência Nacional de Geodecisão, que decorrerá nos dias 12 e 13 de Maio.
Este evento, que resulta de uma organização conjunta do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e desta instituição de ensino, pretende “juntar decisores, técnicos e investigadores na área da informação geográfica, num momento de reflexão e de divulgação” sobre a forma como esta pode ser utilizada na tomada de decisão.
A organização explica que a crescente informação de informação geográfica, a sua disponibilização na internet e o aumento do número e da diversidade de ferramentas e aplicações “têm levado o interesse sobre a informação geográfica até ao nível do consumo individual de utilizadores não experientes”. Com isto, surge a necessidade de organizar esta informação digital, criar infra-estruturas de gráficos geográficos e normalizar a informação geográfica.
“A geografia permite hoje a tomada de decisão no dia-a-dia de forma tão complexa como a evacuação de uma zona por perigo de cheias ou tão simples como dar a conhecer restaurantes ou lojas mais próximas”, continua o comunicado do LNEC e da ESTBarreiro.
Assim, as duas instituições salientam as iniciativas “Copernicus”, Living Planet, a directiva Inspire (sobre a infra-estrutura europeia de informação geográfica) e Galileo, que serão áreas de interesse a abordar nesta iniciativa.