
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Sofalca, empresa portuguesa produtora de aglomerado de cortiça expandida, está pelo terceiro ano consecutivo na feira internacional Maison&Objet, em Paris, de 22 a 26 de Janeiro, com a marca Blackcork, onde, garante a empresa, “as valências da cortiça negra portuguesa têm movido paixões a nível nacional e internacional”.
A Sofalca vai levar até Paris 14 novas e arrojadas peças de design Blackcork em aglomerado de cortiça expandida, todas elas 100% ecológicas, naturais e nacionais. A OMEGA (bancos e cadeiras em cortiça escura natural e madeira carvalho); YPSILON (mesas, cadeiras e sofá em cortiça escura natural e madeira carvalho); e a CUT (mesas, banco e cadeiras em cortiça escura natural e carvalho). Todas as colecções contam com a assinatura de Toni Grilo, designer português e director artístico convidado da Sofalca para a gestão do design da Blackcork.
As peças Moon Mirrors (espelhos), Boolean (candeeiros de mesa), Rolha (mesa de café), Layer (consola e mesa de café), O (banco), Tosco (candeeiro de teto), Magic Box (caixas), Pencil (mesas baixas), Under Construction (banco) e Rollerball (sistema de prateleiras) são desenvolvidas pelo diretor artístico da Sofalca e por designers convidados – Daniel Vieira, Gonçalo Campos, Rui Pereira, Luis Nascimento, Elder Monteiro e Manuel Vital, este último designer responsável pela peça Under Construction que ganhou o concurso de design do “Lisbon Design Show” em 2014.
De salientar que, o stand onde a Sofalca vai expor as colecções da Blackcork é totalmente construído com os blocos de cortiça da empresa de Abrantes.
Paulo Estrada, CEO da Sofalca, comenta que, “nos dois anos anteriores, os responsáveis pela Blackcork tiveram a clara percepção de que o público destacou como surpreendente, nas colecções apresentadas na Feira Maison&Object, as propriedades indeléveis da cortiça negra – a cor, o aroma, a sensação ao toque – e a sua versatilidade para criar peças de design que têm tanto de estética quanto de funcionais”.
Na edição de 2015 da feira Maison&Objet, a Sofalca registou ainda um particular interesse por parte do público: a capacidade de se construírem, apenas com recurso à cortiça, diversas obras efémeras para espaços e eventos, temporários ou fixos, sem nunca perder a sua componente visual nem o seu teor sustentável.
A Blackcork nasceu em janeiro de 2014 e foi oficialmente apresentada pela Sofalca na edição da Feira Maison&Objet que teve lugar há dois anos.