CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Sofalca, empresa portuguesa produtora de aglomerado de cortiça expandida, está pelo terceiro ano consecutivo na feira internacional Maison&Objet, em Paris, de 22 a 26 de Janeiro, com a marca Blackcork, onde, garante a empresa, “as valências da cortiça negra portuguesa têm movido paixões a nível nacional e internacional”.
A Sofalca vai levar até Paris 14 novas e arrojadas peças de design Blackcork em aglomerado de cortiça expandida, todas elas 100% ecológicas, naturais e nacionais. A OMEGA (bancos e cadeiras em cortiça escura natural e madeira carvalho); YPSILON (mesas, cadeiras e sofá em cortiça escura natural e madeira carvalho); e a CUT (mesas, banco e cadeiras em cortiça escura natural e carvalho). Todas as colecções contam com a assinatura de Toni Grilo, designer português e director artístico convidado da Sofalca para a gestão do design da Blackcork.
As peças Moon Mirrors (espelhos), Boolean (candeeiros de mesa), Rolha (mesa de café), Layer (consola e mesa de café), O (banco), Tosco (candeeiro de teto), Magic Box (caixas), Pencil (mesas baixas), Under Construction (banco) e Rollerball (sistema de prateleiras) são desenvolvidas pelo diretor artístico da Sofalca e por designers convidados – Daniel Vieira, Gonçalo Campos, Rui Pereira, Luis Nascimento, Elder Monteiro e Manuel Vital, este último designer responsável pela peça Under Construction que ganhou o concurso de design do “Lisbon Design Show” em 2014.
De salientar que, o stand onde a Sofalca vai expor as colecções da Blackcork é totalmente construído com os blocos de cortiça da empresa de Abrantes.
Paulo Estrada, CEO da Sofalca, comenta que, “nos dois anos anteriores, os responsáveis pela Blackcork tiveram a clara percepção de que o público destacou como surpreendente, nas colecções apresentadas na Feira Maison&Object, as propriedades indeléveis da cortiça negra – a cor, o aroma, a sensação ao toque – e a sua versatilidade para criar peças de design que têm tanto de estética quanto de funcionais”.
Na edição de 2015 da feira Maison&Objet, a Sofalca registou ainda um particular interesse por parte do público: a capacidade de se construírem, apenas com recurso à cortiça, diversas obras efémeras para espaços e eventos, temporários ou fixos, sem nunca perder a sua componente visual nem o seu teor sustentável.
A Blackcork nasceu em janeiro de 2014 e foi oficialmente apresentada pela Sofalca na edição da Feira Maison&Objet que teve lugar há dois anos.