Atkins e Arup vencem contrato de 539M€ em Londres
“Joint venture” formada pela Atkins e pela Arup foi seleccionada pela BMB para o projecto da secção Oeste do túnel do canal do Tamisa

Pedro Cristino
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A “joint venture” formada pela Atkins e pela Arup foi seleccionada pela BMB para o projecto da secção Oeste do túnel do canal do Tamisa.
Avaliada em cerca de 539 milhões de euros, esta secção de seis quilómetros, de um canal com 25 quilómetros no total, percorrerá Londres, incorporando sete locais de trabalho ao longo da rota. Os trabalhos incluem projecto, construção, comissionamento e manutenção após a conclusão da obra.
Para Alan Belkfield, este túnel é “um dos mais desafiantes e, contudo, importantes, projectos de infra-estruturas do Reino Unido”. “Já fizemos grandes esforços na criação de um Rio Tamisa mais limpo e seguro mas existe uma clara necessidade de modernizar a nossa infra-estrutura essencial”, acrescentou.
Para o presidente da ARUP para a região UKMEA, parcerias como esta com a Atkins “terão um papel fulcral no impulso destes grandes feitos de engenharia e estamos entusiasmados para trabalharmos em conjunto neste projecto extraordinário”.
Uma vez concluída a obra, o túnel do canal do Tamisa assegurará que o sistema de saneamento de Londres tem as condições para servir a população projectada “para os próximos 100 anos” e irá aplacar os problemas de descargas de águas residuais não tratadas que, “actualmente, entram no Tamisa com regularidade”.
Segundo a Arup, este novo túnel será “o maior projecto de infra-estruturas executado pela indústria hídrica do Reino Unido”.
Para o CEO da Atkins, um Tamisa saudável “tem um papel essencial no bem-estar e prosperidade da cidade de Londres e da sua população”. Segundo Nick Roberts, este túnel ajudará a “transformar o rio e estamos muito satisfeitos que a BMB tenha escolhido a experiência, a especialização e a abordagem que desenvolvemos com a Arup”.