OMA em Lisboa a convite da Trienal de Arquitectura
Ellen van Loon vem dar a conhecer o corpo do trabalho que tem em curso, bem como o método e os processos que a caracterizam enquanto criadora

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Ellen van Loon, a holandesa que desde 1998 é, juntamente com Rem Koolhaas, um dos pilares do Office for Metropolitan Architecure (OMA), vem a Lisboa no próximo dia 17 de Fevereiro, para uma conferência no Grande Auditório do CCB, no âmbito do ciclo Distância Crítica – uma co-produção Trienal de Arquitectura de Lisboa e Centro Cultural de Belém. Pedro Baía, arquitecto e coordenador editorial da Circo de Ideias, onde foi editor dos livros «Koolhaas Tangram» (Circo, 2014), também marcará presence, numa conversa posterior à conferência.
Ellen van Loon vem dar a conhecer o corpo do trabalho que tem em curso, bem como o método e os processos “que a caracterizam enquanto criadora e que fazem do seu trabalho uma das principais referências mundiais de sofisticação na arquitectura, design e urbanismo”, sublinha a Trienal de Arquitectura.
De acordo com a mesma fonte, Ellen van Loon liderou alguns dos projectos que alteraram por completo a ideia de paisagem urbana, “reinventando a ideia de relação da arquitectura e design com o contexto em que são construídos, e materializando no presente um encontro sem precedentes entre o passado e o futuro”.
A nova sede G-Star, em Amsterdão, o De Rotterdam, o maior edifício na Holanda, a Casa da Música, no Porto, e, mais recentemente, a Fondazione Prada em Milão – um dos mais ambiciosos e deslumbrantes trabalhos do seu atelier – são alguns dos exemplos que relevam a sua apurada atenção ao detalhe.