AECOM contratada para projecto do “maior aeroporto do mundo”
Novo aeroporto de Istambul terá uma capacidade anual planeada para 150 milhões de passageiros

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A AECOM venceu um contrato de projecto no âmbito da construção do “maior aeroporto do mundo”, a edificar em Istambul, na Turquia.
Em comunicado de imprensa, a multinacional norte-americana de engenharia destaca que esta infra-estrutura terá uma capacidade anual planeada para 150 milhões de passageiros. O grupo irá projectar todos os trabalhos do lado do ar para o projecto, incluindo as três pistas iniciais, estradas para transportes terrestres, sistemas de drenagem associados, iluminação das pistas e guias navegacionais. O grupo prestará também serviços de fiscalização da construção.
A apoiar a AECOM estará o seu parceiro, a Deltaturk, empresa turca de consultoria. O programa requer que a empresa americana entregue os seus projectos dentro de um ano, prevendo-se a abertura do aeroporto no início de 2018. Os trabalhos a designar cobrem uma área de cerca de 16 quilómetros quadrados e serão concluídos por equipas de especialistas no Reino Unido e na Turquia.
O grupo refere também que o cliente é a IGA, um consórcio de cinco empreiteiros turcos – Cengiz, Mapa, Limak, Kolin e Kalyon – que venceu a concessão para construir esta infra-estrutura, numa lógica de EPC (engenharia, procurement e construção) e também para operá-la.
O CEO do consórcio afirmou que o novo aeroporto de Istambul é “um importante investimento para o futuro da Turquia e espera-se que contribua com mais de 32,4 mil milhões de dólares (28,5 mil milhões de euros) em IVA para a economia turca durante a sua construção e durante os primeiros 25 anos de operação”
Yusuf Akçayoğlu referiu ainda que a construção deste aeroporto irá criar centenas de milhares de empregos. “Com voos para mais de 350 destinos, o aeroporto tornará Istambul num dos principais “hubs” de aviação global no mundo”, concluiu.
Por sua vez, Bernardo Gogna explicou que “a procura por mega “hubs” está a crescer, com a maioria das cidades bem sucedidas a investir no transporte aéreo para atrair comércio internacional”. “Este projecto ambicioso levará Istambul a tornar-se rapidamente uma das cidades mais conectadas no mundo”, continuou o vice-presidente sénior e director de aviação global da AECOM.