Consórcio da Galp Energia descobre petróleo no Brasil
Perfuração do terceiro poço na área de Carcará (Bloco BM-S-8) confirmou “a descoberta de petróleo leve e a extensão para oeste da descoberta de Carcará no pré-sal da bacia de Santos”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Galp Energia anunciou a descoberta de petróleo na área de Carcará, no pré-sal da bacia de Santos, no Brasil.
Em comunicado de imprensa, o grupo português explica que a perfuração do terceiro poço na área de Carcará (Bloco BM-S-8) confirmou “a descoberta de petróleo leve e a extensão para oeste da descoberta de Carcará no pré-sal da bacia de Santos”.
Informalmente conhecido como Carcará Noroeste, o poço 3-SPS-104DA está localizado na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Carcará, a cerca de 226 quilómetros do litoral do estado de São Paulo, a 5,5 quilómetros a noroeste do poço pioneiro e a uma profundidade de água de 2.024 metros.
De acordo com o comunicado da Galp Energia, o poço atingiu o topo do reservatório a uma profundidade vertical de 5.869 metros abaixo do nível do mar, comprovando “a existência de excelentes reservatórios carbonáticos contínuos de petróleo de boa qualidade (31.º API) na camada de pré-sal”. A mesma fonte refere ainda que o poço identificou uma coluna de petróleo de cerca de 318 metros, sendo que não foi encontrado o contacto petróleo-água.
De acordo com o PAD, o consórcio, no qual a Galp Energia, através da sua subsidiária Petrogal Brasil, detém uma participação de 14%, está a preparar um teste de formação na área de Carcará Norte para avaliar a produtividade do reservatório, “cujo início está iminente”. Do consórcio fazem ainda parte a Petrobras, como operadora (66%), a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e a Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%).