Larus recria novo espaço público
Pedro Martins Pereira, fundador da Larus, defende que “o projecto de renovação do mobiliário urbano de Albergaria-a-Velha, ao longo dos últimos meses procurou valorizar o espaço público

Marina Bertolami
Americanos “impulsionam” procura no mercado de luxo em Portugal
Teixeira Duarte lança novo projecto residencial em Benfica
Projecto ‘Parceiros da APAL’ visa reforçar e capacitar a indústria
Príncipe Real recebe nova loja da Manteigaria
Hempel apresenta nova solução para protecção contra a corrosão
Risco de crédito no sector da construção aumenta face aos desafios
Mercado das obras públicas acelera em 2025
Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção
Penha Living é o novo projecto da ADDSOLID em Lisboa
Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis
A empresa portuguesa de mobiliário urbano, a Larus concluiu o projecto de renovação do mobiliário urbano da área central de Albergaria-a-Velha, no âmbito da primeira fase do projecto de requalificação urbana.
O novo espaço público da Larus foi mobilado com o banco “Ária”, inspirado nos bancos que o Cineteatro Alba, trouxe à cidade nos anos 50 do século XX. Este banco é constituído por uma estrutura em ferro fundido, metalizado e pintado. É fornecido ainda com réguas de madeira Tali protegidas com verniz U.V. As papelarias “Urbus”e os pilaretes “Ufo” completam a gama de equipamentos instalados no centro cívico da cidade.
Este projecto de regeneração urbana pretende favorecer a afirmação de uma imagem urbana mais qualificada e a inclusão social, visa também resolver questões de sustentabilidade energética e ambiental.
Para realizar esta missiva, a Larus aplicou três colunas de iluminação com tecnologia LED – “Pérgola”, “Gemini” e “17º”.
A coluna de iluminação “17º”, da autoria do designer Francisco Providência que lhe valeu o Prémio Mundial de Design, apresenta uma linguagem lacónica inspirada numa vida sem excessos, reduzida ao essencial. Já a “Gemini” é distinta por dois pontos de luz, uma linguagem depurada e um desenho racional.A “Pérgola” exibe funções decorativas e um desenho simples e contemporâneo. No Ano Internacional da Luz, a iluminação pública é privilegiada pela Larus, que lançou uma linha de oito colunas de iluminação que pretendem criar um impacto positivo na paisagem urbana, no conforto dos cidadãos e na optimização da factura energética.
Pedro Martins Pereira, fundador da Larus, defende que “o projecto de renovação do mobiliário urbano de Albergaria-a-Velha, ao longo dos últimos meses procurou valorizar o espaço público, no sentido de aumentar a frequência e a fruição da população, melhorando a qualidade de vida”.