FUNDEC lança curso de dimensionamento de betão sob a norma americana ACI 318
Coordenada por Eduardo Júlio e Rui Vaz Rodrigues, ambos docentes do IST, esta acção de formação terá lugar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, durante os dias 21 e 22 de Setembro

Pedro Cristino
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A FUNDEC está a promover a primeira edição do curso de Dimensionamento de Estruturas de Betão Armado de Acordo com a Norma Americana ACI 318 e Outras Normas.
Coordenada por Eduardo Júlio e Rui Vaz Rodrigues, ambos docentes do IST, esta acção de formação terá lugar no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, durante os dias 21 e 22 de Setembro.
Em comunicado, a FUNDEC explica que a norma americana ACI 318 Bulding Code Requirements for Strucutural Concrete define os princípios básicos aplicáveis ao dimensionamento das estruturas de betão armado. “Dado o crescente envolvimento das empresas nacionais em meios internacionais onde esta regulação é adoptada, é certa a necessidade de aprofundar e melhorar o conhecimento no quadro desta regulamentação”, refere a mesma fonte.
O comunicado sublinha que, apesar de a filosofia de dimensionamento “ser semelhante à adoptada nas normas nacionais, verificam-se diferenças importantes ao nível dos coeficientes de majoração e das expressões utilizadas”.
“Por forma a enquadrar os diferentes tópicos abordados nesta norma de betão estrutural, serão introduzidos os princípios e cada matéria, contribuindo para um melhor entendimento dos fundamentos associados às formulações propostas e ainda , em alguns casos, pela comparação com a norma de betão estrutural NP EN 1992-1-1”, conclui a nota da FUNDEC.