Organização ligada às Nações Unidas abre inscrições para projectos de arquitectura
A organização não governamental associada às Nações Unidas, Internacional Council of Caring Comunities (ICCC), tem inscrições abertas para a competição internacional “Integrando as comunidades: Uma sociedade para todas as idades”. Esta iniciativa […]
Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A organização não governamental associada às Nações Unidas, Internacional Council of Caring Comunities (ICCC), tem inscrições abertas para a competição internacional “Integrando as comunidades: Uma sociedade para todas as idades”.
Esta iniciativa é dirigida a todos os estudantes de arquitectura e promove o desenvolvimento de soluções que integrem idosos nas actividades sociais, culturais e produtivas.
As linhas orientadoras do concurso sugerem a análise de um bairro ou distrito em particular, seja esta em contexto urbano, suburbana ou rural e que contenha pelo 20% de população acima dos 60 anos, e um plano de design para uma intervenção, edifício ou complexo de infra-estruturas que façam a utilização da experiência, talentos e interesses das pessoas mais velhas e ao serviço da comunidade.
Esta competição foi fundada em 1994, pelo arquitectura Albert Bush Brown. O concelho internacional alerta para o facto de que todos os meses 1,2 milhões de pessoas atinge os 60 anos de idades, sendo que nos países em desenvolvimento esta tendência é alargada, pelo que em 2030 o número de pessoa com mais de 60 anos vai alcançar os 1,4 mil milhões. Nos países desenvolvidos em 2050 o número de pessoas idosas vai dobrar o número de crianças até aos 14 anos. É assente nesta transformação demográfica que a ICCC propõe o desafio para o planeamento arquitectónico e de design para a criação de novas abordagens e conceitos inovadores, que possam ser acrescentadas às soluções que já existem para a acomodação e integração de pessoas mais velhas, enquanto membros produtivos das suas comunidades.
O objectivo do concurso é ajudar as comunidades idosas internacionais, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e produtividade, através do planeamento arquitectónico e do design, e assim responder ao impactos do envelhecimento à escala global e a nível social, cultural e económico.
A competição incluirá um programa de conferências e publicações, financiadas pela ICCC como “veículos de rescolha de consciencialização, para publicitar projectos inovadores e para estimular um novo pensamento acerca de formas de responder às necessidades de uma população em envelhecimento”, lê-se no site da organização.
As inscrições e submissão dos projectos estão patentes até ao dia 1 de Dezembro de 2015, os vencedores serão divulgados em 2016 e os primeiro colocado será galardoado com o prémio de 8 806 euros, o segundos com 4 403 euros e o terceiro com 2 201 euros.