Consórcio Cenor/Ferconsult vence concursos de 7,8M€ na Argélia
Projectos estão incluídos no “esforço do Estado argelino para dispor de uma rede de transportes públicos urbana que permita uma melhoria substancial da circulação na sua capital”

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O consórcio formado pela Cenor e pela Ferconsult venceu dois concursos internacionais para a elaboração dos projectos de execução de dois troços do metro da cidade de Argel, no valor global de 7,8 milhões de euros.
Em comunicado na sua página de internet, a Cenor explica que estes projectos estão incluídos no “esforço do Estado argelino para dispor de uma rede de transportes públicos urbana que permita uma melhoria substancial da circulação na sua capital”.
O primeiro projecto consiste na Extensão E: El Harrach – Aeroporto e, de acordo com a mesma fonte, “permitirá completar a sempre emblemática ligação metropolitana entre o centro da cidade e o seu aeroporto” e compreende a “elaboração do projecto de execução de todos os trabalhos de construção civil de um túnel com 9 quilómetros de extensão, a construir com recurso a tuneladora, de nove estações e 10 poços de ventilação”. O prazo global do contrato é de 60 meses.
O segundo projecto, a Extensão F: Ain Naadja – Baraki, “permitirá a ligação à rede ferroviária da gare Gue de Constantine e à futura gare intermodal”. Envolve o projecto de execução de todos os trabalhos de construção civil de um túnel com 1,6 quilómetros de extensão, construído pelo “método tradicional e de um poço de ventilação”, e tem um prazo global de empreitada de 34 meses.
O cliente é a empresa estatal de engenharia e construção COSIDER Travaux Publics e o dono de obra é a Enterprise Metro d’Alger, entidade responsável pela exploração da rede de metro da capital.