Consórcio Cenor/Ferconsult vence concursos de 7,8M€ na Argélia
Projectos estão incluídos no “esforço do Estado argelino para dispor de uma rede de transportes públicos urbana que permita uma melhoria substancial da circulação na sua capital”
Pedro Cristino
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
O consórcio formado pela Cenor e pela Ferconsult venceu dois concursos internacionais para a elaboração dos projectos de execução de dois troços do metro da cidade de Argel, no valor global de 7,8 milhões de euros.
Em comunicado na sua página de internet, a Cenor explica que estes projectos estão incluídos no “esforço do Estado argelino para dispor de uma rede de transportes públicos urbana que permita uma melhoria substancial da circulação na sua capital”.
O primeiro projecto consiste na Extensão E: El Harrach – Aeroporto e, de acordo com a mesma fonte, “permitirá completar a sempre emblemática ligação metropolitana entre o centro da cidade e o seu aeroporto” e compreende a “elaboração do projecto de execução de todos os trabalhos de construção civil de um túnel com 9 quilómetros de extensão, a construir com recurso a tuneladora, de nove estações e 10 poços de ventilação”. O prazo global do contrato é de 60 meses.
O segundo projecto, a Extensão F: Ain Naadja – Baraki, “permitirá a ligação à rede ferroviária da gare Gue de Constantine e à futura gare intermodal”. Envolve o projecto de execução de todos os trabalhos de construção civil de um túnel com 1,6 quilómetros de extensão, construído pelo “método tradicional e de um poço de ventilação”, e tem um prazo global de empreitada de 34 meses.
O cliente é a empresa estatal de engenharia e construção COSIDER Travaux Publics e o dono de obra é a Enterprise Metro d’Alger, entidade responsável pela exploração da rede de metro da capital.