Arquitectos Eminentes e Arquitectos Designers em exposição no MUDE.
O Museu do Design e da Moda (MUDE) tem em exibição as exposições Arquitectos Eminentes e Arquitectos Designers, que se encontram e se complementam com o denominador comum da […]
Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Museu do Design e da Moda (MUDE) tem em exibição as exposições Arquitectos Eminentes e Arquitectos Designers, que se encontram e se complementam com o denominador comum da Arquitectura. Através da experimentações de materiais e técnicas, de questões estéticas, funcionais e económicas ambas as exposições reflectem as características inerentes ao Homem, a criatividade e a funcionalidade, trabalhadas em universos diferentes.
A exposição Arquitectos Eminentes apresenta uma selecção fotográfica de Ingrid von Kruse, que em retratos a preto e branco acompanham o olhar, as mãos e a expressão de arquitectos colateralmente à sua caligrafia, traço e pensamento. Alguns dos arquitectos espelhados pela designer são Tadao Ando, Denise Scott Brown, Oscar Niemeyer, Álvaro Siza Vieira, David Chipperfield, Zaha Hadid, Renzo Piano, entre vários outros nomes sonantes da arquitectura. O método de Ingrid von Kruse foi estabelecido a partir de uma conversação com os arquitectos, desmistificando-os através dos seus trabalhos e escritos, resultado reflectido nas fotografias tiradas por uma Hasselblad analógica com o uso exclusivo da luz natural.
O homem ou mulher, desconstruído do seu carácter de figura pública é a revelação em assentam as fotografias de Arquitectos Eminentes. A aproximação destes personagens ao nível da intimidade e naturalismo são a característica fundamental das fotografias da autora.
Paralelamente, a exposição Arquitectos Designers demonstra um conjunto de peças de design de produto em imobiliário, luminária e objectos de pequena dimensão idealizados por arquitectos. O principal enfoque desta exposição é sobre conteúdos e autores que ainda não tenham sido expostos publicamente, na sequência do estudo e da divulgação da Colecção Francisco Capelo.
As peças exibidas procuram penetrar na simbiose da prática de arquitectura e do design, especialmente ao longo do séc XX e assim realçar o caminho percorrido pelos arquitectos na sua desenvoltura estética, consequência do seu trabalho de projecção arquitectónica.
A exposição exibe peças de Alvar Aalto, Franco Albini, Oscar Niemeyer, Jean Prouvé, Carlo Scarpa, Vittorio Gregotti, Mario Botta, Álvaro Siza Vieira, entre outros arquitectos, que em simultâneo são retratados nas fotografias de Ingrid von Kruse. As exposições podem ser visitadas no Mude até ao dia 16 de Agosto.