REFER lança concurso para electrificação do troço Nine-Viana-Valença
O preço de base do concurso é de 4,5 milhões de euros, com um prazo de execução da empreitada de 870 dias de calendário, estimando a empresa que a obra tenha início no final deste ano

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A REFER anunciou o lançamento do concurso público para a contratação da empreitada de concepção e construção da subestação de tração eléctrica, no âmbito da electrificação e reabilitação do troço Nine – Viana do Castelo – Valença, da Linha do Minho.
O preço de base do concurso é de 4,5 milhões de euros, com um prazo de execução da empreitada de 870 dias de calendário, estimando a empresa que a obra tenha início no final deste ano. Em comunicado, a REFER explica que esta nova subestação de tracção, localizada em Vila Fria, no concelho de Viana do Castelo, visa a alimentação de energia Nine-Valência, no âmbito do projecto de modernização da Linha do Minho.
Este projecto tem como principal objectivo criar condições para “tornar o serviço ferroviário mais competitivo, quer na ligação internacional à Galiza, quer nas ligações inter-regionais e regionais Grande Porto – Minho, através da melhoria das condições de segurança e de operação da linha, respondendo ao potencial de crescimento da procura nas relações entre as regiões abrangidas e de crescimento da quota de mercado do modo ferroviário”.
A mesma fonte acrescenta que as intervenções previstas estão alinhadas com o objectivo nacional de reforço estratégico da ligação ferroviária Porto – Vigo, “reafirmada na XXV e na XXVI Cimeiras Luso-Espanholas realizadas em Maio de 2012 e em Maio de 2013, respectivamente”.