ISEP realiza segunda edição da pós-graduação de Técnico de Inspecção Avançada de Estruturas
O plano de estudos envolve inspecção de estruturas de betão e metálicas, ensaios de diagnóstico de estruturas de betão, inspecção e ensaios de diagnóstico de estruturas de madeira e de alvenaria e inspecção de estruturas geotécnicas
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai realizar a segunda edição da pós-graduação de Técnico de Inspecção Avançada de Estruturas a 24 de Março.
Esta acção de formação de um semestre (122 horas) “especializa diplomados em Engenharia Civil ou em áreas afins para a inspecção avançada de estruturas, aprofundando os seus conhecimentos e competências, potenciando o seu ingresso em empresas das áreas de projecto, de fiscalização ou de construção dedicadas a este tipo de serviço, ou a sua integração nos quadros técnicos de empresas responsáveis pela gestão do património edificado”, explica o comunicado do ISEP.
O plano de estudos envolve inspecção de estruturas de betão e metálicas, ensaios de diagnóstico de estruturas de betão, inspecção e ensaios de diagnóstico de estruturas de madeira e de alvenaria e inspecção de estruturas geotécnicas.
“As intervenções de reabilitação e a definição da sua profundidade deverão ser antecedidas de uma adequada avaliação do estado de conservação da construção em causa, que decorrerá de uma cuidada prévia inspecção”, refere a mesma fonte.
Esta segunda edição surge depois de, em 2013, e identificando “a necessidade de formação de profissionais especializados na realização de inspecções estruturais”, o ISEP ter lançado a primeira edição da pós-graduação, com uma “forte componente prática, assente no desenvolvimento de interessantes e diversificados casos de estudo”.
Esta pós-graduação permitirá “contribuir para que os formandos se especializem na realização de inspecções avançadas de estruturas, de forma autónoma, com domínio ads principais técnicas de ensiao de diagnóstico e familiarizados com as mais recentes técnicas de inspecção”, como o emprego de veículos aéreos não tripulados – “drones”.