Estratégia Urbana debate “Energia e Sustentabilidade” à luz da competitividade das cidades
O tema “Energia e Sustentabilidade”, tem como objectivo abordar a importância da energia no desenvolvimento territorial e sustentabilidade das cidades, lembrando que ambos são pilares fundamentais para o planeamento
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No sentido de proporcionar uma visão de como poderá cada área temática contribuir para a competitividade do território, e consequentemente de Portugal, a Estratégia Urbana – o primeiro laboratório português de inovação na área da arquitectura e do urbanismo -, lançou um ciclo denominado “As questões da Cidade”, composto por um conjunto de cinco debates e cinco subtemas. A “Energia e Sustentabilidade” estarão em cima da mesa no próximo dia 22 de Janeiro.
Nuno Sampaio, arquitecto e presidente da Estratégia Urbana afirma: “a nossa sociedade e as nossas cidades estão em constante mudança e a competitividade das cidades passa sem dúvida, pela capacidade de adaptação e inovação. A cultura e a criatividade sempre foram vistas como uma mais-valia, mas falta entender como se pode rentabilizar e fixar o know how nas cidades portuguesas para que possam ser efectivamente criativas. É urgente perceber como se podem criar estas condições.”
Nesse sentido, o encontro que terá lugar na sede da Estratégia Urbana, em Matosinhos, conta com os seguintes oradores: Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia; António Mexia, economista, Presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP; Isabel Santos, Engenheira na área da Energia e Ambiente, Administradora EcoChoise – Construção Sustentável; e Miguel Veríssimo, arquitecto e investigador, criador da Armadilha Solar e vencedor do Concurso BES Inovação 2007 na área de Energias Renováveis com a Janela Eco-Eficiente. A moderação está a cargo do jornalista Afonso Camões, director do Jornal de Notícias.
O tema “Energia e Sustentabilidade”, tem como objectivo abordar a importância da energia no desenvolvimento territorial e sustentabilidade das cidades, lembrando que ambos são pilares fundamentais para o planeamento, onde a arquitectura e o desenho urbano têm hoje uma responsabilidade acrescida na criação de cidades ecologicamente mais eficientes- as cidades inteligentes.