Sector metalúrgico e metalomecânico atinge “valor mais elevado de sempre nas exportações”
Valor das exportações em Outubro alcançou 1.400 milhões de euros
Pedro Cristino
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
O sector metalúrgico e metalomecânico obteve, em Outubro passado, “o valor mais elevado de sempre nas exportações da indústria”.
No seu comunicado de imprensa, a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) explica que o valor das exportações em Outubro alcançou 1.400 milhões de euros, o que representa um crescimento de 24% face ao mesmo período do ano anterior.
“Estes números demonstram que este sector é um pilar fundamental para as exportações portuguesas”, declarou Rafael Campos Pereira, destacando que Portugal “é pioneiro na área do desenvolvimento e inovação”. Segundo o vice-presidente da AIMMAP, este ano está a ser “único para o sector metalúrgico e metalomecânico, que está a consolidar uma trajectória claramente ascendente na evolução das suas vendas ao exterior”.
Segundo os dados recolhidos pela associação, a União Europeia mantém o peso “muito significativo” no crescimento do sector, correspondendo a 67% das exportações nacionais. Relativamente a Outubro de 2013, as exportações para a União Europeia aumentaram cerca de 15,8%.
A AIMMAP ressalva também que Outubro foi um mês bastante positivo relativamente aos mercados “fora da Europa”. O peso percentual das vendas para estes mercados alcançou 45% relativamente ao mesmo período do ano passado. Neste contexto, os países com maior peso foram Angola, China, Estados Unidos, Marrocos, Moçambique, Venezuela e Colômbia.