OMA projecta centro de exibições em Xangai
A OMA foi seleccionada para projectar e executar o edifício, cuja data de inauguração está prevista para o final de 2015

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A OMA venceu o concurso internacional para projectar o Centro de Exposições Lujiazui em Xangai.
No seu comunicado de imprensa, o atelier holandês explica que o local do projecto ocupa o antigo estaleiro da cidade e tem uma longa história de industria naval. Este novo centro de exposições situar-se-á na “rampa de um antigo suporte para navios e proporciona um espaço de eventos concentrado dentro do distrito financeiro envolvente”.
O atelier desenvolveu o projecto como uma “armadura espacial”, suspensa sobre a praça e ligada a outro espaço de exibição por baixo da rampa. O edifício organiza o espaço aberto, acrescentando novas oportunidades programáticas para exibição de filmes, eventos de moda e concertos.
O novo volume “transforma a rampa existente num espaço teatral de grande escala para eventos enquanto a praça coberta sob uma caia elevada pode ser utilizada para acontecimentos mais íntimos”.
Segundo o comunicado de imprensa do grupo, a “materialidade e a arquitectura do edifício estabelecem um diálogo com o passado industrial do local – um misterioso objecto envolto numa malha metálica expõe a sua estrutura de aço, ecoando os cascos inacabados de navios que populavam o espaço”.
O atelier OMA foi seleccionado para projectar e executar o edifício, cuja data de inauguração está prevista para o final de 2015.