OMA projecta centro de exibições em Xangai
A OMA foi seleccionada para projectar e executar o edifício, cuja data de inauguração está prevista para o final de 2015

Pedro Cristino
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A OMA venceu o concurso internacional para projectar o Centro de Exposições Lujiazui em Xangai.
No seu comunicado de imprensa, o atelier holandês explica que o local do projecto ocupa o antigo estaleiro da cidade e tem uma longa história de industria naval. Este novo centro de exposições situar-se-á na “rampa de um antigo suporte para navios e proporciona um espaço de eventos concentrado dentro do distrito financeiro envolvente”.
O atelier desenvolveu o projecto como uma “armadura espacial”, suspensa sobre a praça e ligada a outro espaço de exibição por baixo da rampa. O edifício organiza o espaço aberto, acrescentando novas oportunidades programáticas para exibição de filmes, eventos de moda e concertos.
O novo volume “transforma a rampa existente num espaço teatral de grande escala para eventos enquanto a praça coberta sob uma caia elevada pode ser utilizada para acontecimentos mais íntimos”.
Segundo o comunicado de imprensa do grupo, a “materialidade e a arquitectura do edifício estabelecem um diálogo com o passado industrial do local – um misterioso objecto envolto numa malha metálica expõe a sua estrutura de aço, ecoando os cascos inacabados de navios que populavam o espaço”.
O atelier OMA foi seleccionado para projectar e executar o edifício, cuja data de inauguração está prevista para o final de 2015.