INTERCASA e Lisboa Design Show abrem portas a 4 de Outubro
O certame conta ainda com um programa completo e variado de conferências, workshops, academias, oficinas e desfiles de moda, entre os quais o Concurso de Design – Home Sweet Home by SIEMENS
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No próximo dia 4 de Outubro, a FIL, no Parque das Nações, acolhe a INTERCASA que este ano tem como cartão de visita uma forte representatividade da indústria nacional, ao longo do qual são apresentadas as últimas novidades do sector e as tendências na área da decoração.
Integrado no certame, de 8 a 12 de Outubro, acontece o LxD – Lisbon Design Show, que vai contar com designers envolvidos nas suas diferentes formas de expressão, nomeadamente, produto/equipamento, moda e decoração interiores, passando pela inovação e criatividade nacional e internacional, que reúne os diferentes players do sector (marcas, indústria, designers e opinion makers), garante a organização.
Ocupando mais de 20 mil m2 de área exposicional, a 38ª edição da Intercasa em conjunto com a 5ª edição do LxD contam com a participação de 200 empresas a exporem os seus produtos e serviços, contando também com uma forte presença do Norte de Portugal, incluído associações empresariais desta região, que representam grande parte da produção nacional.
O certame conta ainda com um programa completo e variado de conferências, workshops, academias, oficinas e desfiles de moda, entre os quais o Concurso de Design – Home Sweet Home by SIEMENS, cujo objectivo principal é promover o design como elemento diferenciador dos produtos e potenciar sinergias entre a capacidade criativa e a capacidade produtiva.
Inserido no LxD vai ainda estar patente a CASA IDEAL’14, projecto que pretende recriar uma casa real, empreitada que ficou a cargo de duas empresas com pergaminhos na área da construção civil, a Imprilar e a Growithewind, ambas da região de Coimbra. Esta Casa Ideal, apresenta-se como um espaço premium que reúne conceituados designers de interiores e arquitectos, “com o objectivo de criar espaços de sonho”, salienta a organização. O tema proposto para a edição deste ano é “Uma Casa Portuguesa… com certeza” e pretende-se desmistificar a ideia de que os produtos portugueses não são sinónimo de luxo, conforto e requinte.
Destaque ainda para o avilhão 2 da FIL – onde decorre o LxD – que, recorrendo a um dos recursos naturais com maior expressão na economia nacional e internacional, vai “vestir-se” de cortiça pela mão do designer Toni Grilo. “A cortiça utilizada pelo designer para a cenografia do evento será fornecida pela Sofalca, uma empresa portuguesa que se dedica a produzir e a comercializar aglomerado negro de cortiça expandida, um produto 100% natural, composto unicamente por grão de cortiça”.
Por último, também a sustentabilidade tem lugar na criatividade e busca de soluções dos designers nacionais. Nesse sentido, através do “Ecodesign: Empreendedorismo amigo do Ambiente”, designers de diversas áreas vão apresentar trabalhos e projectos que aliam o empreendedorismo à sustentabilidade ecológica. Dentro deste tema será apresentada a primeira plataforma online dedicada a esta temática: Coração Verde.