Grupo Cosentino instala-se na Turquia
Quanto às previsões de vendas na Turquia para este ano, o Grupo Cosentino avança com 2 milhões de euros, mas com o objectivo de quase duplicar este valor em 2015, até alcançar os 3,5 milhões
Ana Rita Sevilha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
O Grupo Cosentino abriu uma nova filial e três Centers na Turquia, nomeadamente nas cidades de Istambul, Ancara e Izmir, que darão resposta de serviço a todo o país. Esta operação insere-se na estratégia de diversificação geográfica mediante a instalação de centros logísticos e de serviço integral, denominados Cosentino Centers, em que a multinacional se estabelece com activos próprios num mercado em expansão e que conta com um grande potencial de crescimento.
Em nota de imprensa enviada ao Construir o Grupo revela que, desde 2009 e até ao momento, operava na Turquia através da figura de um distribuidor exclusivo, mas a partir deste ano, a companhia controlará directamente a distribuição através dos três Centers, unificando, assim, a sua presença no país com o sistema de expansão internacional do grupo.
A implementação dos três Centers representa um investimento inicial de 2,5 milhões de euros e de forma conjunta, estas instalações traduzem-se numa superfície total de 3.150m2 que permitem uma capacidade de armazenagem de mais de 10.000 placas, sendo a de maior dimensão e relevância a que está situada em Istambul, com 2.000m2 de extensão.
Quanto às previsões de vendas na Turquia para este ano, o Grupo Cosentino avança com 2 milhões de euros, mas com o objectivo de quase duplicar este valor em 2015, até alcançar os 3,5 milhões. Por sua vez, a previsão de todo o Grupo Cosentino é atingir vendas totais na ordem dos 575 milhões de euros, o que suporia um aumento de 16% face ao valor de 2013 (488 milhões).
A nova filial na Turquia conta com uma equipa de 15 pessoas, lideradas pelo Area Manager, Alper Sensan, que foi durante os últimos quatro anos o distribuidor exclusivo da Cosentino no país otomano. A filial é gerida sob a direcção de Ginés Navarro, Director Comercial para os mercados da Ásia, Pacífico e de venda directa.
Segundo Ginés Navarro, “a Turquia é mais um exemplo de que a nossa aposta em implantar-nos com activos próprios e de acordo com a nossa experiência em novos mercados, continua totalmente vigente. É uma estratégia chave para a nossa implantação internacional e o crescimento do grupo”.
“A Turquia é um país em claro processo de crescimento, com 73 milhões de habitantes e onde 50% da população é menor de 30 anos. Contamos já com uma incipiente presença desde há alguns anos, que nos permitiu alcançar uma quota de mercado de aproximadamente 5%. Por isso, temos uma grande margem de desenvolvimento e, de acordo com a nossa estratégia, vamos aproveitar as oportunidades de um mercado de grande potencial no âmbito da renovação, onde se estima um crescimento anual do sector da construção de 5,3% nos próximos anos”, conclui Navarro.
De salientar que actualmente, a Cosentino distribui os seus produtos em mais de 80 países e possui instalações próprias em mais de 20 deles. Destaque ainda para o facto de 90% da facturação do Grupo já ser gerada nos mercados internacionais.