OMA anuncia quatro novos parceiros e passa a ter dez sócios accionistas
Esta nova parceria é vital na condução dos projectos internacionais do escritório e coincide com o crescente número de projectos da OMA e da AMO um pouco por todo o mundo
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Office for Metropolitan Architecture (OMA) anunciou quatro novos parceiros, são eles Chris van Duijn, Ippolito Pestellini Laparelli, Jason Long e Michael Kokora.
Com estes quatro sócios recém-nomeados, o número de sócios accionistas da empresa de arquitectura originalmente sedeada em Roterdão, sobe para dez, juntando-se estes a Rem Koolhaas, Ellen van Loon, Reinier de Graaf, Shohei Shigematsu, Iyad Alsaka e David Gianotten.
Em comunicado de imprensa enviado ao Construir, o OMA sublinha que, esta nova parceria será vital na condução dos projectos internacionais do escritório, nomeadamente em Hong Kong, Nova Iorque, Pequim e Doha e que coincide com o crescente número de projectos da OMA e da AMO um pouco por todo o mundo. O gabinete sublinha ainda na mesma nota o interesse e vontade de continuar a explorar intlectualmente os limites tradicionais da arquitectura.
Chris van Duijn juntou-se ao colectivo em 2000, está no escritório de Roterdão e participou em muitos dos projectos de renome do escritório, entre eles o Universal Studios em Los Angeles, as lojas Prada em Nova York e Los Angeles (2001), a Casa da Música, no Porto (2005) e o CCTV Headquarters em Pequim (2012). Para além da experiência em projectos de grande escala, Chris van Duijn tem também experiência em projectos de interiores e de pequena escala, incluindo casas particulares, design de produtos e estruturas temporárias, como o Prada Transformer em Seul (2009). Actualmente, Chris van Duijn está a supervisionar projectos como a Fondazione Prada em Milão, o Parc des Expositions em Toulouse e uma casa particular em Roterdão. Van Duijn é Mestre em Arquitectura pela Universidade Técnica de Delft.
Ippolito Pestellini Laparelli juntou-se ao OMA em 2007 e também está sedeado em Roterdão. Pestellini tem desenvolvido o seu trabalho mais na área de pesquisa para a OMA / AMO com um foco em design, cenografia, preservação/restauro e curadoria. Actualmente a liderar o projecto de transformação da Fondaco dei Tedeschi, um edifício histórico em Veneza, Pestellini desenvolveu a exposição multidisciplinar Monditalia, composta por 41 instalações, para a última Bienal de Arquitectura de Veneza. Desde 2010 que Ippolito Pestellini Laparelli supervisiona e coordena projectos da AMO, nomeadamente as cenografias para desfiles de moda da Prada, eventos especiais e publicações. Pestellini é Mestre em Arquitectura pelo Politécnico de Milão.
Jason Longo juntou-se à OMA em 2003 e está no escritório de Nova Iorque desde 2007. Longo foi membro chave da AMO em Roterdão, actuou como arquitecto e coordenador de projecto para muitos dos projectos culturais da OMA, nomeadamente o Museu Nacional de Belas Artes do Quebec, o Centro Faena Arts em Miami Beach e o Instituto Marina Abramovic em Hudson, Nova Iorque. Para além disso, Long supervisionou um conjunto de projectos residenciais nos EUA. Com uma longa experiência em masterplanning estratégico, fruto do seu envolvimento em estudos da AMO para Pequim e Xangai, Longo é bacharel em Artes e Filosofia pela Vassar College e Mestre em Arquitectura pela Escola de Pós-Graduação em Design da Universidade de Harvard.
Michael Kokora está no colectivo desde 2007 e desde então que a sua sede é a de Hong Kong. Em 2009, estabeleceu a OMA / AMO Asia juntamente com David Gianotten e na região da Ásia-Pacífico, é responsável por liderar uma grande parcela da carteira OMA / AMO, estando a desenvolver projectos na China, Sudeste da Ásia e Austrália. Kokora é Professor Assistente da Universidade de Hong Kong, onde lecciona no programa de Mestrado em Arquitectura. Michael Kokora é Mestre em Arquitectura pela Universidade de Yale.