Ordem dos Arquitectos homenageia Hestnes Ferreira
A Ordem dos Arquitectos presta-lhe a sua homenagem no próximo dia 10 de Julho, no Auditório do ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Comemorado no passado dia 3 de Julho, o Dia Nacional do Arquitecto celebra anualmente a função social, a dignidade e o prestígio da profissão de arquitecto em Portugal, assinalando a data de publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos, a 3 de Julho de 1998, assim como a data de revogação do Decreto 73/73 com a publicação da Lei 31/2009, a 3 de Julho de 2009.
A sessão solene desta celebração implica a homenagem a um arquitecto que, pelo seu testemunho exemplar, traduza a singularidade deste Dia Nacional. Neste contexto, o Conselho Directivo Nacional decidiu homenagear este ano, Raúl Hestnes Ferreira (Lisboa, 1931).
No seu portal, a Ordem dos Arquitectos lembra que Hestnes Ferreira é Membro honorário da Ordem dos Arquitectos desde 2010 e foi várias vezes premiado, tendo sido um dos fundadores do Departamento de Arquitectura da FCTUC e leccionado naquela escola entre 1990 e 2003. Em 2004 ganhou o Prémio Valmor e em 1993 venceu o Prémio Eugénio dos Santos e o Prémio Nacional de Arquitectura. Entre várias distinções, foi ainda galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo em 1982 e com o Diploma de Reconhecimento e Mérito da Universidade Lusófona em 2014.
De salientar ainda que, com a atribuição do grau de doutor “honoris causa”, a Universidade de Coimbra (UC) “reconheceu os bons serviços prestados por Raul Hestnes Ferreira, enquanto docente da FCTUC e fundador do Departamento de Arquitectura, mas sobretudo a obra que realizou e a extraordinária dimensão cultural” da sua figura.
Com um extenso trabalho no âmbito da Arquitectura e do Planeamento Físico e Urbano, estudou Arquitectura nas escolas de Belas Artes de Lisboa (de onde foi expulso por “actividades subversivas”) e do Porto, nos departamentos de Arquitectura do Instituto de Tecnologia de Helsínquia, da Universidade de Yale e da Universidade da Pensilvânia. Leccionou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, na Cooperativa Árvore do Porto e na FCTUC.
Por tudo isto, a Ordem dos Arquitectos presta-lhe a sua homenagem no próximo dia 10 de Julho, no Auditório do ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.