Atelier FORA finalista paraa renovação da Praça Central de Plovdid
O concurso foi organizado pela One Architecture Week em conjunto com o município, e recebeu um total de 125 propostas oriundas de 41 países
Ana Rita Sevilha
Habitação em Vila do Conde premiada em diferentes iniciativas internacionais
Governo dá luz verde à ANA para avançar com proposta para NAL
Retail Mind reforça estrutura com entrada de Telma Oliveira como managing director
Lagos investe mais de cinco milhões de euros em obras de eficiência hídrica
Madeira de freixo e cortiça vão equipar Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka
Kodawari Residences anuncia Fernando Cunha como director de Operações em Portugal
Grupo Libertas avança com construção do Lux Garden EVO
Número de casas vendidas sobe 27,7% em 2024
João Tinoco junta-se à equipa de capital markets da Worx
Governo cria “estrutura de gestão” para acompanhar projectos de aeroportos
O colectivo FORA, composto por João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo ficou classificado em primeiro lugar, entre os três finalistas no concurso para a renovação da Praça Central de Plovdid, na Bulgária. O projecto vencedor será anunciado a 15 de Julho pelo município local, após um período de discussão pública.
Ao programa do concurso, que pedia uma solução de arquitectura e paisagismo para a revitalização e renovação da praça central da cidade de Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária, construída sobre os escombros do antigo Fórum romano de Philippopolis, a equipa do gabinete FORA respondeu com uma “superfície maleável e transformável para acomodar diferentes eventos urbanos.
Em nota de imprensa João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo revelam que “a intervenção, que compreende uma área de 57.000 m2, coloca a nu a intersecção entre diferentes períodos históricos, desde a antiguidade até à ocupação Soviética”.
No mesmo documento a equipa projectista explica que a sua proposta ambiciona transformar a exploração arqueológica num espectáculo permanente – “permitindo que as escavações progridam debaixo da cidade sem causar interrupções”.
O concurso foi organizado pela One Architecture Week em conjunto com o município, e recebeu um total de 125 propostas oriundas de 41 países.