Atelier FORA finalista paraa renovação da Praça Central de Plovdid
O concurso foi organizado pela One Architecture Week em conjunto com o município, e recebeu um total de 125 propostas oriundas de 41 países

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O colectivo FORA, composto por João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo ficou classificado em primeiro lugar, entre os três finalistas no concurso para a renovação da Praça Central de Plovdid, na Bulgária. O projecto vencedor será anunciado a 15 de Julho pelo município local, após um período de discussão pública.
Ao programa do concurso, que pedia uma solução de arquitectura e paisagismo para a revitalização e renovação da praça central da cidade de Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária, construída sobre os escombros do antigo Fórum romano de Philippopolis, a equipa do gabinete FORA respondeu com uma “superfície maleável e transformável para acomodar diferentes eventos urbanos.
Em nota de imprensa João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo revelam que “a intervenção, que compreende uma área de 57.000 m2, coloca a nu a intersecção entre diferentes períodos históricos, desde a antiguidade até à ocupação Soviética”.
No mesmo documento a equipa projectista explica que a sua proposta ambiciona transformar a exploração arqueológica num espectáculo permanente – “permitindo que as escavações progridam debaixo da cidade sem causar interrupções”.
O concurso foi organizado pela One Architecture Week em conjunto com o município, e recebeu um total de 125 propostas oriundas de 41 países.