OERN lança programa de integração profissional de engenheiros
A OERN explica que mais de 400 engenheiros desempregados ou à procura de estágio podem beneficiar da ajuda do novo programa que está a promover em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional

Pedro Cristino
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Ordem dos Engenheiros Região Norte (OERN) lançou um programa para integração profissional dos engenheiros.
No seu comunicado de imprensa, a OERN explica que mais de 400 engenheiros desempregados ou à procura de estágio podem beneficiar da ajuda do novo programa que está a promover em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e que mais de 65% dos casos identificados são referentes a engenheiros civis.
O PIPE – Percurso Integração Profissional do Engenheiro e Estagiário tem como parceiros já confirmados empresas como Nestlé, Grupo Egor, Imorendimento, GSR Alemanha e EMA Partners, entre outros.
“O objectivo principal deste programa passa por proporcionar as condições necessárias à realização de estágio a quem comprovadamente não o consiga de forma autónoma e colaborar com engenheiros que se encontrem em situação de desemprego”, explicou Fernando de Almeida Santos, presidente da OERN.
A OERN identificou já 410 membros estagiários que não conseguem encontrar emprego, “um numero que não reflecte a realidade da classe profissional”, garante Almeida Santos, visto que se refere apenas aos membros inscritos na Região Norte que comunicaram a situação de emprego.
Assim a OERN “tem vindo a efectuar parcerias com as principais empresas que recrutam colaboradores na área da engenharia para facilitar a integração no mercado de trabalho e aumentar as competências e qualificação profissional dos engenheiros recém-diplomados”, salientou o responsável.