Martifer Solar desenvolve parque fotovoltaico para fornecer iluminação a município mexicano
A parte solar fotovoltaica deste projecto levará a Izamal uma instalação em solo de 1,46 MW

Pedro Cristino
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A Martifer Solar constituiu uma parceria estratégica com a Citelum, empresa mexicanados sectores de iluminação pública e de desenvolvimento urbano sustentável.
No seu comunicado de imprensa, a subsidiária da Martifer SGPS explica que as empresas irão trabalhar em conjunto para dotar o município de Izamal, no México, “de energia limpa através da combinação de energia solar fotovoltaica e tecnologia de iluminação LED”.
Este projecto, denominado Girassol, foi desevolvido no âmbito de um contrato de 15 anos estabelecido entre a Citelum e o município. A Martifer Solar será responsável pelo EPC (engenharia, procurement e construção) do parque solar integrado neste projecto.
“Graças à confiança da Citelum na Martifer Solar, temos esta nova oportunidade, temos a oportunidade de expressar a nossa liderança neste mercado”, afirmou Álvaro del Rio Garcia.
O country manager da Martifer Solar no México explicou que a emmpresa “continua no seu caminho como pioneira no mercado mexicano ao fazer da energia solar fotovoltaica a fonte de enerrgia adequada para o projecto Girassol, que será o primeiro projecto de iluminação pública de toda a América Latina subministrado por electricidade solar”.
A parte solar fotovoltaica deste projecto levará a Izamal uma instalação em solo de 1,46 MW. O parque, a construir em cerca de 10 mil metros quadrados de terreno, será equipado com 4.860 móldulos policristalinos em estruturas fixas. “Com uma produção de 2,1 GWh/ano, o parque irá evitar a emissão de 955 toneladas de CO2 por ano e fornecer a energia equivalente ao consumod e 4.595 habitantes anualmente”, afirma o comunicado de imprensa da Martifer.
Segundo a mesma fonte, a Citelum assegurará a “completa renovação da iluminação pública existente para tecnologia LED”, bem como da iluminação circundante dos edifícios municipais e do video mapping fotométrico para promover o turismo para Izamal. O projecto tornará Izamal no primeiro município do país a ter um sistema solar fotovoltaico a gerar energia para abastecer um projecto de iluminação pública de LED.