Martifer Solar desenvolve parque fotovoltaico para fornecer iluminação a município mexicano
A parte solar fotovoltaica deste projecto levará a Izamal uma instalação em solo de 1,46 MW
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Martifer Solar constituiu uma parceria estratégica com a Citelum, empresa mexicanados sectores de iluminação pública e de desenvolvimento urbano sustentável.
No seu comunicado de imprensa, a subsidiária da Martifer SGPS explica que as empresas irão trabalhar em conjunto para dotar o município de Izamal, no México, “de energia limpa através da combinação de energia solar fotovoltaica e tecnologia de iluminação LED”.
Este projecto, denominado Girassol, foi desevolvido no âmbito de um contrato de 15 anos estabelecido entre a Citelum e o município. A Martifer Solar será responsável pelo EPC (engenharia, procurement e construção) do parque solar integrado neste projecto.
“Graças à confiança da Citelum na Martifer Solar, temos esta nova oportunidade, temos a oportunidade de expressar a nossa liderança neste mercado”, afirmou Álvaro del Rio Garcia.
O country manager da Martifer Solar no México explicou que a emmpresa “continua no seu caminho como pioneira no mercado mexicano ao fazer da energia solar fotovoltaica a fonte de enerrgia adequada para o projecto Girassol, que será o primeiro projecto de iluminação pública de toda a América Latina subministrado por electricidade solar”.
A parte solar fotovoltaica deste projecto levará a Izamal uma instalação em solo de 1,46 MW. O parque, a construir em cerca de 10 mil metros quadrados de terreno, será equipado com 4.860 móldulos policristalinos em estruturas fixas. “Com uma produção de 2,1 GWh/ano, o parque irá evitar a emissão de 955 toneladas de CO2 por ano e fornecer a energia equivalente ao consumod e 4.595 habitantes anualmente”, afirma o comunicado de imprensa da Martifer.
Segundo a mesma fonte, a Citelum assegurará a “completa renovação da iluminação pública existente para tecnologia LED”, bem como da iluminação circundante dos edifícios municipais e do video mapping fotométrico para promover o turismo para Izamal. O projecto tornará Izamal no primeiro município do país a ter um sistema solar fotovoltaico a gerar energia para abastecer um projecto de iluminação pública de LED.