APSEI promove curso de Acessibilidade e Emergência em Edifícios na Tektónica
O curso pretende dotar os profissionais do sector dos conhecimentos necessários para gerir uma emergência e evacuar pessoas com mobilidade reduzida de edifícios em perigo

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A APSEI, Associação Portuguesa de Segurança, vai promover a primeira edição do seu Curso de Acessibilidade e Emergência em Edifícios nos dias 8 e 9 de Maio no recinto da feira de construção e obras públicas Tektónica, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). O curso pretende dotar os profissionais do sector dos conhecimentos necessários para gerir uma emergência e garantir a segurança de pessoas com mobilidade reduzida em situações de emergência nos edifícios.
Em nota de imprensa a Associação garante que os formandos que participem nesta acção terão a capacidade de conhecer e identificar as limitações das pessoas de mobilidade condicionada no uso de edifícios em ambientes normais ou em situações de emergência, com limitações na visibilidade e de aplicar técnicas para a adequada comunicação, abordagem, orientação e encaminhamento de pessoas em situações de evacuação.
“A segurança é um direito inalienável de todas as pessoas e, enquanto ocupantes dos edifícios, todos temos de estar protegidos. Para garantir esta universalidade é preciso ter em conta que existem pessoas com diferentes capacidades e que estão sujeitas a constrangimentos que podem dificultar a sua resposta em caso de emergência”, justifica Maria João Conde, secretária-geral da APSEI.
“Pessoas com limitações motoras, idosos ou invisuais são apenas alguns dos grupos com necessidades particulares em termos de segurança e que devem ser consideradas em todas as fases da concepção e gestão dos edifícios, desde o seu projecto arquitectónico até à sua exploração e utilização. Com este curso, a APSEI vem prestar ao mercado os conhecimentos necessários para garantir que os técnicos com responsabilidades na segurança em edifícios possam salvaguardar correctamente todos os seus ocupantes”, conclui a representante da APSEI.