Prémios Inovação na Construção distinguem Empresas, Produtos e Equipamentos
Estão já abertas as inscrições, em https://premiosinovacao.stg.construir.pt/ , onde as empresas podem submeter a sua candidatura nas categorias Empresas, Materiais e Produtos e Equipamentos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Jornal Construir, juntamente com a revista Anteprojectos, vão distinguir empresas, produtos, materiais e equipamentos naquela que será a primeira edição dos Prémios Inovação na Construção 2014.
Para tal, estão já abertas as inscrições, em https://premiosinovacao.stg.construir.pt/ e onde as empresas podem submeter a sua candidatura nas categorias Empresas, Materiais e Produtos e Equipamentos.
O evento, que se realizará no próximo dia 10 de Abril na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa, procura enaltecer os melhores trabalhos de inovação na construção feitos entre 1 de Janeiro 2012 e 31 de Dezembro de 2013. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal (Continente e Regiões Autónomas) ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal.
Ângela Leitão, directora geral da Área Associativa (empresa proprietária do Jornal Construir e da Revista Anteprojectos), considera que “o conceito de inovação é bastante variado. No sector da construção é ‘ver primeiro que os outros’, é inventar, considerar, explorar, chegar primeiro”. Ângela Leitão sublinha que “a inovação permite que as empresas acedam a novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor das suas marcas”.
“Inovar é o explorar com sucesso novas ideias. Criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, manter a competitividade dos produtos, materiais equipamentos, até das próprias empresas”, acrescenta, justificando a aposta do Jornal Construir e da Anteprojectos pela organização dos Prémios Inovação na Construção.
A distinção será feita em três áreas que se dividirão em várias subcategorias. “Inovação Empresas”, que visa distinguir empresas que tenham desenvolvido um conjunto de actividades e processos, optimizando as sinergias entre as vertentes social, ambiental e económica e que promovam, na sua actividade ou junto de terceiros, a aposta na inovação, “Inovação Materiais e Produtos”, que visa distinguir empresas pelo desenvolvimento de materiais e produtos inovadores que respeitem critérios de sustentabilidade e eficiência e que de algum modo respondam a novos paradigmas na construção, nomeadamente um menor impacto ambiental, e ainda a “Inovação Equipamentos”, que procura distinguir equipamentos inovadores que respeitem critérios de sustentabilidade e eficiência e que de algum modo respondam a novos paradigmas na construção, nomeadamente um menor impacto ambiental.
Paulo Sá e Cunha, vice-presidente da ADI- Agência Inovação, José de Matos, secretário-geral da APCMC, Rita Moura, presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção, Manuel Casquiço, colaborador na Direção de Inovação da ADENE e Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia compõem o júri desta iniciativa que resultará num evento a realizar na sede da Microsoft, em Lisboa, no dia 10 de Abril.