Extrusal vai expandir negócios para Chile, Perú e México
A Extrusal anunciou que vai apostar este ano na expansão para o Chile, Peru e México, disse à Lusa o porta-voz da administração, João Madaíl. “A Extrusal vai expandir o […]

Lusa
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A Extrusal anunciou que vai apostar este ano na expansão para o Chile, Peru e México, disse à Lusa o porta-voz da administração, João Madaíl.
“A Extrusal vai expandir o negócio este ano para novas geografias, caso de Chile, Peru e México, países onde nos posicionámos recentemente e que apresentam boas perspectivas de virmos a obter resultados interessantes já no final de 2014”, mencionou o responsável da empresa portuguesa.
Fundada em 1972, a Extrusal tinha como alvo o mercado português, mas em 2003 e 2004 encetou o seu processo de internacionalização para a Alemanha e França. Hoje, mais de 50% do volume de negócios global do grupo é gerado fora de Portugal, uma percentagem que espera aumentar para 55% a 60% já em 2014.
Para atingir este objectivo, o grupo conta com a expansão para novas geografias, nomeadamente para Chile, Peru e México, com a consolidação da actividade nos mercados europeus onde já opera e ainda naqueles onde tem empresas, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
“A Extrusal vai encerar 2013 com um volume de negócios global semelhante ao observado em 2012 [34,2 milhões de euros]”, disse à Lusa João Madaíl, adiantando que a empresa espera obter com a estratégia em curso um crescimento da facturação global de 10% no final deste ano.
A Extrusal está também a trabalhar na Suécia, Dinamarca e Noruega e vai empenhar-se no reforço do negócio na República Checa, Hungria e na Roménia, bem como na Suíça.
“Estamos preparados para responder ao crescimento da procura externa. Em 2013, a fábrica da Extrusal tratou 9,5 mil toneladas de alumínio, pelo que há margem para responder ao desafio colocado pelos novos mercados”, referiu o responsável, lembrando ainda que “não vão ser feitos investimentos para aumentar a actual capacidade produtiva” daquela unidade.
O grupo desenvolve e produz perfilados em alumínio para aplicações na arquitectura e indústria, sendo presentemente uma das maiores empresas europeias neste segmento. A arquitectura é responsável por 30% do volume de vendas anuais da empresa e a indústria por 70%.
“A maioria das vendas dos sistemas para a construção é comercializada através de empresas comerciais que foram criadas em todo o território português. Já os perfis para a indústria, com fortíssimo peso nas exportações, têm como mercado principal a Europa”, explicou à Lusa o porta-voz da administração do grupo.
Segundo João Madaíl, as vantagens competitivas da Extrusal resultam do binómio preço/qualidade, onde pontuam as certificações de segurança, qualidade e ambiente, além do investimento contínuo em inovação e design.
O grupo Extrusal emprega actualmente 270 colaboradores.