“22 anos de Design na FAUL” com projecto de Marco Rocha e curadoria de Mário Matos Ribeiro
Os autores explicam ainda que “o conceito desconstruído e efémero é materializado como meio de enfatizar os processos académicos de design e projecto”

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O MUDE tem patente até ao próximo dia 23 de Fevereiro uma exposição que visa celebrar os 22 anos em design da FA-UL – Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Uma exposição que tem um projecto de cenografia assinado por Marco Rocha e que conta com a curadoria de Mário Matos Ribeiro.
De acordo com Marco Rocha e Mário Matos Ribeiro, “no 2º piso do Museu, onde está patente a exposição, a sala é caracterizada por uma estética industrial aparentemente devoluta. A gaiola pombalina e o processo de entretelar em alfaiataria servem como premissa cenográfica da exposição”.
No que diz respeito à cenografia, enquanto projecto finalizado, “revela a conceptualização de processos construtivos caracterizados por volumes revestidos em forro de alfaiate, gaiolas suspensas em pinho e paletes industriais de plástico”, explicam os mesmos.
“Entre o etéreo e o vazio de uma massa suspensa que condensa e diverge percursos pontuados por paletes retro iluminadas as peças expositivas surgem em diversas temáticas que agregam as mais variadas disciplinas do Design”, rematam.
Os autores explicam ainda que “o conceito desconstruído e efémero é materializado como meio de enfatizar os processos académicos de design e projecto. Conceptualizando o compromisso entre o processo construtivo, protótipo e objecto final exposto”.
Fotografia: d10photo | David Pereira