Decoração, mobiliário, indústria e design nacional na 37ª edição da INTERCASA
Localizado no Pavilhão 2, o LxD “consagra o design nacional, promovendo a inovação e a criatividade nacionais
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A INTERCASA – Feira Internacional de Decoração de Interiores e Exteriores, regressa à FIL, no Parque das Nações, a partir do próximo dia 5 de Outubro para a sua 37ª edição. Focada na inovação e design de produção nacional do mobiliário e artigos de decoração, o evento constitui-se hoje, segundo a sua organização, “como uma verdadeira montra de ideias, conceitos e tendências, com as melhores e mais inovadoras propostas para o interior e exterior, numa oferta completa apresentada por mais de 100 empresas presentes nos certames”.
Organizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, a INTERCASA integra um pavilhão dedicado á Indústria Nacional de Mobiliário e Decoração – o Lisboa Design Show, que decorrerá a partir do dia 9 de Outubro em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal (SIL).
Para Miguel Comporta, director da INTERCASA, um dos objectivos do certame “é o de contribuir para o aumento da visibilidade dos produtos portugueses, criando preferência pelo consumo, sensibilização e informação junto do consumidor final, que de forma simples, com uma visita à feira, poderá identificar as vantagens e benefícios e contactar ‘face a face’ com fabricantes e pessoal especializado”.
No âmbito da estratégia da AIP – Feiras, Congressos e Eventos para a internacionalização das empresas portuguesas, e tendo em conta que, face ao actual contexto económico, a procura de novos mercados para exportação de mobiliário português tem aumentado significativamente, a INTERCASA encontra-se a preparar participações portuguesas em países como China, Angola e Marrocos.
Numa lógica de procura de novos mercados a AIP revela ainda que a INTERCASA integra a “Semana Empresarial China Portugal”, com deslocações em Macau, Cantão e Hong Kong, entre os dias 16 e 21 de Outubro. No mesmo mês, entre os dias 24 e 27, a INTERCASA participa pela primeira vez na “Projekta Angola (by Constroi)”, a maior feira do sector da Construção, Urbanismo, Arquitectura e Decoração. Posteriormente, entre 5 e 8 de Dezembro, o salão ruma a Marrocos para apresentar a oferta das empresas portuguesas na “DECÓ – Salon International de la Construction, Travaux Publics, Finition e Décoration”, que decorre em Casablanca.
LxD com as principais tendências do design nacional
A partir de dia 9 de Outubro a 4ª edição do LxD – Lisboa Design Show, evento integrado na INTERCASA, abre as suas portas para uma mostra do melhor design que se produz em Portugal.
Localizado no Pavilhão 2, o LxD “consagra o design nacional, promovendo a inovação e a criatividade nacionais, e posiciona-se como ponto de encontro da indústria, marcas, designers, arquitectos e decoradores. Trata-se de uma plataforma de excelência para apresentação de propostas de mobiliário e acessórios, tendências de decoração e de projectos com conceitos criativos inovadores”, sublinha a organização da INTERCASA.
Em complemento ao espaço de exposição, o LxD contará ainda com um programa variado de conferências, workshops, formações, desfiles e ainda a Academia 3D, onde serão expostos e impressos projectos em 3D através da primeira impressora portuguesa 3D lançada no mercado, a BEETHEFIRST.
O LxD procura também dar palco ao debate sobre as tendências, os desafios e as perspectivas para o design nacional nas suas mais variadas formas e valências. Nesse sentido, em destaque nas “Conferências LxD”estão temáticas como “Entre Design, Educação e Sociedade”, organizado pela APECV-Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, “Ecodesign – Inovação e Tendências para uma Economia Verde”, organizada pela QUERCUS e “BUR.PEL, design e tradição”, da SACCUS.
O design moçambicano ganha nesta edição do LxD um lugar de destaque, motivando a realização do “Moçambique Design Day” – um evento que tem como objectivo aproximar a criatividade artística e industrial de Portugal e Moçambique e será assinalado através da palestra “Moçambique Fashion & Design Talks” que reunirá uma variedade de profissionais de moda, indústrias criativas, personalidades Portuguesas e Moçambicanas, para debater o design e a moda com enfoque na cultura Moçambicana, e ainda um desfile de Moda, organizado pela JFD Ideas & Details.