Saraiva + Associados finalista em concurso internacional para a Expo 2017
Segundo o gabinete de arquitectura, “o projecto é conceptualmente construído em torno de um Eixo Verde que liga o local onde irá decorrer a Expo ao centro da cidade
Ana Rita Sevilha
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A Saraiva + Associados (S+A) está entre os dez finalistas do Concurso Internacional de Arquitectura para o Design Conceptual da Expo 2017 em Astana, Cazaquistão. Sob o tema “The energy of the Future”, a S+A propõe a criação de um plano emblemático em Astana, integrando conceitos como tecnologias limpas, energias renováveis, eficiência e sustentabilidade num projecto de arquitectura viável, em que “Energia é vida”.
Em comunicado enviado ao Construir, a S+A revela que o projecto em questão, desenvolve-se em torno da ideia de que “a vida deve ser construída em função da conservação da energia” e faz uma clara afirmação que as preocupações energéticas em edifícios e no planeamento urbano devem ser imediatamente colocadas em acção – e a melhor forma de o fazer passa por providenciar conceitos de alta qualidade que eficientemente traduzam a tecnologia actualmente disponível em propostas arquitectónicas exequíveis e viáveis, que marquem já hoje a diferença.
Segundo o gabinete de arquitectura, “o projecto é conceptualmente construído em torno de um Eixo Verde que liga o local onde irá decorrer a Expo ao centro da cidade, o que em conjunto com o alinhamento urbano coincidente com o do centro de Astana e dos seus mais emblemáticos edifícios e o uso cuidado do elemento Água, tanto como reservatório como ‘fecho do Eixo Verde, torna imediatamente o complexo como parte integrante e identificada da cidade”.
Sobre este projecto, Miguel Saraiva, CEO da S+A afirma: “tenho uma ligação pessoal com o Cazaquistão, desde que abrimos os nossos escritórios locais há dois anos, que tem sido uma fonte de inspiração, motivação e amizade. Estamos muito motivados por esta especial oportunidade de desenhar um projecto icónico que irá prevalecer no futuro como parte da nova Astana e do Cazaquistão. O nosso objectivo é criar um complexo excepcional respeitando o contexto de Astana, assim como as preocupações ambientais e a responsabilidade social que a Arquitectura tem para com o futuro. A nossa filosofia passou por propor a melhor qualidade e exequibilidade.”