Saraiva + Associados finalista em concurso internacional para a Expo 2017
Segundo o gabinete de arquitectura, “o projecto é conceptualmente construído em torno de um Eixo Verde que liga o local onde irá decorrer a Expo ao centro da cidade
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Saraiva + Associados (S+A) está entre os dez finalistas do Concurso Internacional de Arquitectura para o Design Conceptual da Expo 2017 em Astana, Cazaquistão. Sob o tema “The energy of the Future”, a S+A propõe a criação de um plano emblemático em Astana, integrando conceitos como tecnologias limpas, energias renováveis, eficiência e sustentabilidade num projecto de arquitectura viável, em que “Energia é vida”.
Em comunicado enviado ao Construir, a S+A revela que o projecto em questão, desenvolve-se em torno da ideia de que “a vida deve ser construída em função da conservação da energia” e faz uma clara afirmação que as preocupações energéticas em edifícios e no planeamento urbano devem ser imediatamente colocadas em acção – e a melhor forma de o fazer passa por providenciar conceitos de alta qualidade que eficientemente traduzam a tecnologia actualmente disponível em propostas arquitectónicas exequíveis e viáveis, que marquem já hoje a diferença.
Segundo o gabinete de arquitectura, “o projecto é conceptualmente construído em torno de um Eixo Verde que liga o local onde irá decorrer a Expo ao centro da cidade, o que em conjunto com o alinhamento urbano coincidente com o do centro de Astana e dos seus mais emblemáticos edifícios e o uso cuidado do elemento Água, tanto como reservatório como ‘fecho do Eixo Verde, torna imediatamente o complexo como parte integrante e identificada da cidade”.
Sobre este projecto, Miguel Saraiva, CEO da S+A afirma: “tenho uma ligação pessoal com o Cazaquistão, desde que abrimos os nossos escritórios locais há dois anos, que tem sido uma fonte de inspiração, motivação e amizade. Estamos muito motivados por esta especial oportunidade de desenhar um projecto icónico que irá prevalecer no futuro como parte da nova Astana e do Cazaquistão. O nosso objectivo é criar um complexo excepcional respeitando o contexto de Astana, assim como as preocupações ambientais e a responsabilidade social que a Arquitectura tem para com o futuro. A nossa filosofia passou por propor a melhor qualidade e exequibilidade.”