Lisboa recebe Semana da Reabilitação Urbana em 2014
A iniciativa marca ainda o ponto de arranque para uma nova Semana da Reabilitação Urbana no Porto, que deverá realizar-se no último timestre de 2014
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Lisboa vai receber, entre Março e Abril de 2014, a Semana da Reabilitação Urbana.
A iniciativa contará com “eventos dirigidos aos profissionais, comunidade estudante e a todos os lisboetas, dando uma atenção especial para a agenda dos mais novos”, refere o comunicado de imprensa da Vida Imobiliária e da Promevi, onde se explica que esta “semana repleta de acontecimentos vai incluir a arte e cultura, como componentes essenciais da reabilitação das cidades”.
Esta iniciativa contará também com a entrega do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, que terá, em 2014, a sua segunda edição, e marca ainda o ponto de arranque para uma nova Semana da Reabilitação Urbana no Porto, que deverá realizar-se no último timestre de 2014.
“O sucesso da primeira Semana da Reabilitação Urbana motivou-nos não só a repetir o evento, como a alargá-lo a novas cidades”, afirmou António Gil Machado. Segundo o director da Vida Imobiliária, “Lisboa é um territóri oem pleno movimento regenerador e, por isso, pensamos que trazer à cidade um conjunto de eventos que valorizam e realçam a reabilitação urbana junto de públicos de todas as idades e origens pode ser muito positivo, quer para os lisboetas, quer para os turistas”.
António Gil Machado destaca também que esta visão “encontra eco nas autoridaedes locais”. “Estamos, neste momento, a concluir algumas parcerias para a Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 que permitirão dar um impulso acrescido ao evento”, concluiu.
Por sua vez, Arutor Malingre explicou que as parcerias “são fundamentais e uma base para o sucesso deste evento”. “Acima de tudo, é muito gratificante ver que a reabilitação urbana, nas suas mais diversas vertentes – seja enquanto actividade profissional, impulso social ou ferramenta de sustentabilidade – é um “leitmotif” para a comunidade”, concluiu o director da Promevi.
Está prevista a realização de conferências, workshops, tertúlias, exposições, instalações urbanas e eventos de animação ed rua, “criando-se, uma vez mais, o Espaço da Reabilitação Urbana, numa parceria renovada com a Design Factory”.
Entre os parceiros previstos, a organização espera “o alinhamento de associações e empresas do sector imobiliário, entidades públicas locais, universidades, banca, empresas de materiais, equipamentos e soluções construtivas e arquitectónicas”.