Lisboa recebe Semana da Reabilitação Urbana em 2014
A iniciativa marca ainda o ponto de arranque para uma nova Semana da Reabilitação Urbana no Porto, que deverá realizar-se no último timestre de 2014

Pedro Cristino
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Lisboa vai receber, entre Março e Abril de 2014, a Semana da Reabilitação Urbana.
A iniciativa contará com “eventos dirigidos aos profissionais, comunidade estudante e a todos os lisboetas, dando uma atenção especial para a agenda dos mais novos”, refere o comunicado de imprensa da Vida Imobiliária e da Promevi, onde se explica que esta “semana repleta de acontecimentos vai incluir a arte e cultura, como componentes essenciais da reabilitação das cidades”.
Esta iniciativa contará também com a entrega do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, que terá, em 2014, a sua segunda edição, e marca ainda o ponto de arranque para uma nova Semana da Reabilitação Urbana no Porto, que deverá realizar-se no último timestre de 2014.
“O sucesso da primeira Semana da Reabilitação Urbana motivou-nos não só a repetir o evento, como a alargá-lo a novas cidades”, afirmou António Gil Machado. Segundo o director da Vida Imobiliária, “Lisboa é um territóri oem pleno movimento regenerador e, por isso, pensamos que trazer à cidade um conjunto de eventos que valorizam e realçam a reabilitação urbana junto de públicos de todas as idades e origens pode ser muito positivo, quer para os lisboetas, quer para os turistas”.
António Gil Machado destaca também que esta visão “encontra eco nas autoridaedes locais”. “Estamos, neste momento, a concluir algumas parcerias para a Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 que permitirão dar um impulso acrescido ao evento”, concluiu.
Por sua vez, Arutor Malingre explicou que as parcerias “são fundamentais e uma base para o sucesso deste evento”. “Acima de tudo, é muito gratificante ver que a reabilitação urbana, nas suas mais diversas vertentes – seja enquanto actividade profissional, impulso social ou ferramenta de sustentabilidade – é um “leitmotif” para a comunidade”, concluiu o director da Promevi.
Está prevista a realização de conferências, workshops, tertúlias, exposições, instalações urbanas e eventos de animação ed rua, “criando-se, uma vez mais, o Espaço da Reabilitação Urbana, numa parceria renovada com a Design Factory”.
Entre os parceiros previstos, a organização espera “o alinhamento de associações e empresas do sector imobiliário, entidades públicas locais, universidades, banca, empresas de materiais, equipamentos e soluções construtivas e arquitectónicas”.