Knauf Insulation apresenta novas soluções para o isolamento industrial
As novas soluções, que integram coquilhas concêntricas, mantas armadas e painéis de altas temperaturas “limitam os ganhos e perdas de calor nas instalações”

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Com base nos estudos realizados pela Fundação Europeia de Isolamento Industrial (EIIF), que comprovam que pelo menos 10% das instalações de plantas industriais não estão isoladas ou que o sistema de isolamento está em mau estado, e como membro da Fundação Europeia de Isolamento Industrial, a Knauf Insulation promove medidas para melhorar o isolamento térmico no sector e apresenta novas soluções para o isolamento industrial.
De acordo com a empresa, as novas soluções, que integram coquilhas concêntricas, mantas armadas e painéis de altas temperaturas “limitam os ganhos e perdas de calor nas instalações, asseguram a protecção dos operários limitando as temperaturas de superfície, reduzem os custos energéticos e controlam o ruído gerado pelos materiais líquidos e granulares transportados através de condutas de alta velocidade”.
A Coquilha Concêntrica revestida com alumínio reforçado HPS 035 AluR é uma das novas soluções, e segundo a Knauf Insulation, esta coquilha concêntrica de Lã Mineral, incombustível é protegida com um revestimento exterior de alumínio reforçado e de elevada resistência ao vapor de água. É cortada longitudinalmente para facilitar a aplicação e permite obter uma geometria precisa através das tolerâncias de produção mínimas. Esta conquilha possui um valor de lombada de 0,032 W/mK a 10ºC para espessuras até 30 mm.
A Coquilha Concêntrica IPS 620 é outra conquilha de lã mineral sem adição de óleo de silicone que suporta uma temperatura máxima de serviço de ST (+) 620 °C e que possui uma classificação de reacção ao fogo Classe A1. Segundo a mesma fonte, a posição das fibras, sempre paralelas ao tubo, permite manter as mesmas propriedades em todo o perímetro e cumprimento. Estas propriedades proporcionam um desempenho equilibrado entre a resistência à compressão e da condutividade térmica.
As novas soluções integram também as Mantas de Lã Mineral WM 620, WM 640, WM 660, WM 680 e FM D70 CB AluR. Estas mantas armadas são revestidas com uma malha de aço galvanizado cosido com fio de aço galvanizado que proporciona firmeza e flexibilidade em altas temperaturas, assegura a empresa. Opcionalmente, podem ser fornecidas com aço inoxidável. Por outro lado, as mantas de feltro são a solução ideal para aplicações que não estão sob carga, as características físicas permitem uma fácil manipulação do material sobre superfícies irregulares. Todas as mantas são incombustíveis, impermeáveis e inalteradas com o passar do tempo, evitando a formação de mofo. O corte e instalação são simples.
Por último a Knauf Insulation apresenta o Painel de Alta Temperatura HTB 620, HTB 660 e HTB 690. Feito de lã mineral aglomerada com resinas, incombustível, imputrescível, dimensionalmente estável -T5- e inalterável com o tempo, pode ser aplicado na horizontal ou na vertical.
A Knauf Insulation disponibiliza ainda aos profissionais do setor a Borra LW para completar a gama de produtos de isolamento na indústria.