Knauf Insulation revela Relatório de Sustentabilidade de 2012
A Knauf Insulation estabeleceu como meta a sustentabilidade, não só dos produtos mas também do processo de fabrico
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Knauf Insulation publicou o terceiro Relatório Anual de Sustentabilidade, destacando as acções e os esforços realizados pela empresa de isolamento nos últimos 12 meses, especialmente no âmbito da sustentabilidade. Em particular, a empresa destaca os esforços para manter o baixo consumo energético nas vivendas construídas e para melhorar o rendimento real dos produtos.
Segundo o Relatório a que o Construir teve acesso, a Knauf Insulation estabeleceu como meta a sustentabilidade, não só dos produtos mas também do processo de fabrico, e ainda uma série de objectivos concretos e acessíveis a médio prazo para alcançar esta decisão.
A empresa lembra que “os próximos anos vão ser um desafio para a sociedade. A actual crise económica exige que a sociedade actue face à mudança climática de forma decisiva, limite o esgotamento dos recursos naturais e quebre a dependência dos combustíveis fósseis. É uma grande mudança, mas a Knauf Insulation oferece soluções eficazes que podem ajudar a tomar essas medidas”, garante.
A Knauf Insulation acredita que uma empresa de isolamento tão sustentável quanto possível, pode contribuir para a economia e para o meio ambiente, assegurando que o isolamento está presente e ajuda tanto a construção nova como os edifícios mais antigos. Esta crença encoraja a construção de edifícios “consumo zero ou quase zero” e a melhorar o desempenho dos já existentes, refere em comunicado de imprensa.
O Relatório de Sustentabilidade 2012 partilha algumas das tarefas que estão a ser desenvolvidas para alcançar estes objectivos. Segundo a empresa, em 2011 e 2012 a Knauf Insulation ampliou a sua equipa de desenvolvimento e criou novas parcerias para promover a redução do consumo de energia energético e o respeito pelo meio ambiente. Nos EUA foi lançado o Plano “Energy Corps”, uma iniciativa com objectivo de ajudar os proprietários a gerir o consumo energético e eliminar a perda de calor – este ano foram apresentadas iniciativas semelhantes em toda a Europa. Outra iniciativa é a Análise de Ciclo de vida (LCA – Life Cicle Analysis) que a Knauf Insulation faz. Segundo a empresa, desde Dezembro de 2012, 50% dos produtos manufaturados são avaliados. Por sua vez, a equipa técnica trabalha para o contínuo desenvolvimento do LCA e para que a informação real sobre os seus produtos também seja comunicada ao mercado durante 2013.
Entre as medidas que a Kanuf Insulation tomou para colocar a sua “própria casa” em ordem, está, em primeiro lugar, o compromisso com uma meta ambiciosa para gerar zero resíduos para aterro até 2020 e, em segundo lugar, a redução de resíduos não perigosos para 29,7% e de resíduos perigosos para 9.8%, de modo a que a resolução global desde o ano de 2008 passará de 40% a 63% respectivamente.
Como a UE, também a Knauf Insulation se comprometeu a reduzir em 20% as emissões de CO2 até 2020. “De 2010-2011 a Knauf Insulation reduziu o uso total de energia por grupos directos 6,2% e as emissões de CO2 em 2,8%. Ao longo dos próximos 12 meses, os gestores de energia da empresa de isolamento procuram novas maneiras de ser mais eficiente na produção de todos os seus produtos”, explica a empresa.