“5 Projectos entre Lisboa e Atenas” até 23 de Março na Ordem dos Arquitectos
FORA é um colectivo de arquitectura fundado em Atenas, em 2009 por João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo
Ana Rita Sevilha
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
No âmbito do programa “A TUA CASA”, que consiste num conjunto de doze ocupações temporárias programadas para 2013 na galeria da ordem dos Arquitectos, o colectivo FORA vai dar a conhecer o seu trabalho através de uma exposição chamada de “5 Projectos entre Lisboa e Atenas”.
A mostra, resume o trabalho realizado pelo escritório desde a sua formação, desenvolvido entre Lisboa e Atenas – “um contexto improvisado que colocou obstáculos variados, influenciando o método de trabalho e adiando a realização de obra”, explicam João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruiv.o
O produto “é uma colecção de processos de projecto e dos seus resíduos de produção, a maior parte concursos fruto de colaborações, em diferentes fases de execução”, e segundo os arquitexctos, a exposição “procura o confronto entre os diferentes meios e graus de representação, numa acção de resistência contra o imediatismo da imagem final.
Até ao próximo dia 23 de Março., cindo maquetes pontuam o espaço da galeria, numa parede estão cinco imagens de apresentação, e na outra o seu reverso – o processo de produção.
FORA é um colectivo de arquitectura fundado em Atenas, em 2009 por João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo. O escritório funciona em permanente colaboração com outros profissionais de diferentes nacionalidades, na elaboração de projectos de arquitectura e urbanismo no contexto europeu.
O escritório foi premiado em diversos concursos internacionais, entre os quais se destacam o 1º prémio no concurso “Upto35”, para a construção de uma residência de estudantes no centro de Atenas, e o 1º prémio no concurso “Inovação e Qualidade nos Espaços Escolares” para a Escola de Mem Martins. O escritório participou em várias exposições, destacando-se a Bienal de Veneza em 2012.